Qual a importância de um gerente de projetos bem qualificado
O profissional de Gerenciamento de Projetos concentra sob sua área de atuação cada fator crítico do projeto. Este profissional faz a ponte entre os diversos stakeholders, encarrega-se da integração e desenvolvimento da equipe, controla fatores como riscos, tempo, escopo e comunicação, sem perder de vista a qualidade. Esta é a rotina de um gerente de projetos.
Diante de todos esses fatores mencionados, alguns números foram coletados através de pesquisas sobre os projetos e seu gerenciamento. Foi observado por exemplo, que os projetos atingiram em 2009 uma taxa de sucesso de somente 32% (CHAOS Report 2009). Outra pesquisa mostra que 90% dos executivos e dos experts em gerenciamento de projeto dizem que um bom gerenciamento de projetos é a chave para o sucesso e para um ganho de competitividade (Closing the gap: The Link between project management excellence and long-term success, Economist Intelligence Unit. September 2009).
Pesquisas conduzidas pelo Standish Group nos dizem que 88% dos projetos realizados por profissionais de gerenciamento capacitados obteram êxito em seus objetivos (CHAOS REPORT 2009).
Essas estatísticas nos levam a crer que projetos conduzidos por um gerente de projetos qualificado são de suma importância para o sucesso da organização. Uma das formas de evidenciar a qualificação perante o mercado é através das certificações (existem várias disponíveis no mercado), dentre essas a que mais se sobressai é a PMP – Project Management Professional concedida pelo PMI – Project Management Institute. Esta certificação leva em conta inúmeros fatores, como horas de experiência prática e prova de conhecimentos técnicos onde são abordados assuntos diversos que devem ser observados pelo gerente de projetos no dia a dia, como ética, cultura, planejamento, monitoramento, entre outros.
A certificação PMP está sendo obtida por profissionais que conseguem visualizar a relevância dessas “melhores práticas” no Mercado. A aplicação dessas práticas e o seu constante desenvolvimento deve ser aplicado diariamente em seus projetos.
O número desses profissionais tem aumentado significativamente, principalmente em países em que existe um certo nível de maturidade em projetos. Esses números podem ser exemplificados no gráfico a seguir:
Nos países da américa Latina o PMI atingiu a marca de 16197 profissionais certificados como PMP (o gráfico não exibe um número abaixo de 90 certificados embora todos os países do gráfico tenham profissionais certificados), no Brasil este número estava em 9451 profissionais certificados (PMI 31/05/2010).
Autor
-
· Experiência de 10 anos na area de TI; · Auditor Interno da Qualidade ISO9001:2008; · Membro do EPG – Engineering Process Group, grupo responável pela definição e manutenção dos processos em uma organização com nível de maturidade CMMI; · Especialista em Gerenciamento de Desenvolvimento de Software; · PMP – Project Management Professional ; · MCITP – Enterprise Project Management with Microsoft Office Project Server 2007; · MCST – Microsoft Windows Sharepoint Services;
Todos os posts