Gerenciamento das comunicações do projeto
O gerenciamento das comunicações do projeto é a área de conhecimento que emprega os processos necessários para garantir a geração, coleta, distribuição, armazenamento, recuperação e destinação final das informações sobre o projeto de forma oportuna e adequada (PMBOK® – Capítulo 10 – p. 221).
A comunicação é um fator crítico de sucesso para o projeto, Kerzner (2003), define a comunicação como vital ao projeto. Pode estar nela a diferença entre o sucesso e o fracasso de um projeto.
Estabelece vínculos importantes entre as pessoas, idéias e informações necessárias para o sucesso do projeto. Todas as pessoas envolvidas no projeto devem estar preparadas para enviar e receber informações, e devem compreender também como as informações em seu poder podem afetar o projeto.
Referências
Um Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®) – Terceira edição – Project Management Institute, 2004b
KERZNER, H. Project Management: a systems approach to planning, scheduling and controlling. Eighth Edition, New Jersey: John Wiley & Sons, Inc, 2003.
Sergio Torres, PMP
Mantenedor do Portal Projeto Diário
Email: [email protected]
Diretor e Instrutor do Projeto Diário Treinamentos
www.projetodiario.adm.br
Tel: (11) 5087-8943 / Fax: (11) 5087-8810
www.linkedin.com/in/sergioastorres
www.twitter.com/sergioastorres
Skype: sergioastorres
certificações: PMP, Prince2, COBIT, ITIL, SQMF, MCT, MCP, MCSA, MCSE e MCTS e MCITP.
Autor
-
Especialista em Gerenciamento de Projetos (Pós graduado) pela Universidade SENAC, na qual ministrou treinamentos e palestras no ano de 2008 e 2009. Desde 2008, ministra treinamentos como free-lancer de Gerenciamento de Projetos na Strong/FGV. Em 2010, iniciou-se também na instituição Veris IBTA. Desde janeiro de 2007, é Consultor full-time na PETROBRAS.
Todos os posts