O Preço de Uma Empresa
Quanto Vale Uma Empresa? Como Avaliar o Preço de Uma Organização? Que Métodos Podem Ser Utilizados Para Calcular o Valor de Uma Companhia?
Nos últimos anos o Brasil vem presenciando uma enorme onda de fusões e aquisições de empresas estimuladas pela competitividade entre elas e, muitas vezes, pelo próprio governo interessado em formar grandes corporações a fim de competir nesse mercado cada vez mais globalizado. Dessa forma, a avaliação de empresas vem desempenhando um papel cada vez mais importante no mundo dos negócios, pois se trata de um processo complexo que combina análise estratégica e modernas teorias financeiras.
Embora seja complexo, o processo de avaliar o valor das empresas oferece algumas utilidades, pois ele serve de referencial durante a negociação e justifica uma eventual oferta do negócio. Além disso, esse processo também identifica oportunidades de investimentos porque ele analisa a relação entre o valor da ação da empresa e seu valor intrínseco. Os métodos de avaliação de empresas são regidos por critérios de fixação de valor e podem ser classificados em:
1) Método Financeiro: É o método mais utilizado para fusões, aquisições, permuta de ações e recuperação de ativos registrados nos lançamentos contábeis. Parte da premissa de que o valor da organização depende da sua capacidade de gerar lucros futuramente e, tal valor, pode ser dividido em Valor Presente do Fluxo de Caixa e Valor Residual (que é o valor que se espera obter com a venda da companhia no final desse período). Esse processo inclui:
A) Relação Estratégia / Valor: Esse método demonstra a origem do valor criado pela estratégia que a organização adotou para atingir seus objetivos, os quais podem ser classificados em medidas de “retorno econômico”, “crescimento” e “risco”.
B) Cálculo da Taxa de Desconto: Para calcular o valor presente do Fluxo de Caixa é necessário estimar o custo médio ponderado do capital em função da estrutura financeira da organização. As fontes de financiamento são o capital próprio e o de terceiros e, na medida em que cada uma dessas fontes participa na formação do capital, definem a estrutura do próprio capital.
C) Cálculo do Valor Residual: Para calculá-lo é preciso analisar cuidadosamente a situação do negócio ao final do horizonte de planejamento.
- · Valor de Liquidação: Justifica-se quando existem fatos que condicionam o ciclo de vida de uma empresa e, nesse caso, o adequado é estimar o valor de liquidação do investimento líquido ao fim do último período projetado.
- · Renda Perpétua: Estima-se o valor final aplicando-se a fórmula de perpetuidade; ou seja, trazendo para o valor presente um Fluxo de Caixa idêntico ao do período projetado, por períodos iguais e sucessivos, infinitivamente.
2) Método de Avaliação Por Múltiplos: Compara os dados com os de outras organizações, embora também possa ser feita entre parâmetros da empresa e os da média de mercado (considerando organizações similares). Para isso, é preciso obter uma amostra de empresas do mesmo segmento cujo tamanho, condição competitiva, perfil de risco e margens de benefícios semelhantes.
3) Método de Avaliação Mediante Opções: Tem métodos semelhantes ao Método Financeiro e se aplica na avaliação de projetos de investimentos cuja viabilidade depende da ocorrência (ou não) de fatos que geram incertezas na atualidade, como por exemplo a alternativa de expandir uma indústria.
Checklist Para Uma Boa Avaliação de Empresas:
· Analise as vantagens do mercado em que a empresa atua e o perfil competitivo da organização.
- · Projete um cenário comercial e macroeconômico coerente com os objetivos oriundos da análise estratégica da empresa.
- · Elabore um modelo econômico e financeiro da organização que permita prever o Fluxo de Caixa gerado pelo negócio.
- · Calcule o custo médio ponderado do capital em função da estrutura ideal de financiamento.
- · Identifique os indicadores de desempenho e avalie como o valor econômico da organização é sensível a variações destes indicadores.
- · Avalie se os resultados obtidos são razoáveis, comparando-os com parâmetros de mercado de organizações semelhantes.
- · Num processo de fusão ou venda o mais importante é pensar no valor da empresa da mesma maneira como um investidor pensaria.
Autor
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Professor, consultor e palestrante. Articulista do Jornal do Commercio (RJ) e co-autor do livro: “Trabalho e Vida Pessoal – 50 Contos Selecionados” (Ed. Qualytimark, Rio de Janeiro, 2001). Treinou – por mais de 20 anos – equipes de Atendentes, Supervisores e Gerentes de Vendas, Marketing e Administração em várias empresas multinacionais de bens de consumo e de serviços. Elaborou o curso de “Gestão Empresarial” e atualmente ministra aulas de Administração, Marketing, Técnicas de Atendimento ao Cliente, Secretariado e Recursos Humanos.
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