Consultoria Empresarial
O Que é Necessário Para se Tornar Consultor Empresarial? Quais São as Causas do Aumento da Demanda Por Consultores? Qual o Perfil Ideal de Um Consultor?
Consultoria Empresarial é um processo interativo de um agente de mudanças externo à organização que assume a responsabilidade de auxiliar os dirigentes da empresa nas suas decisões, não tendo, entretanto, o controle direto da situação.
A Consultoria representa uma das atividades mais antigas do mundo, pois as pessoas sempre têm prestado auxílio e realizado consultas a outras, nos mais diversos assuntos. Mas, somente nas últimas décadas é que ela se tornou uma atividade remunerada e conseqüentemente um negócio, o qual vem apresentando grande desenvolvimento.
Esse desenvolvimento é sustentado pelo crescimento da competitividade das indústrias brasileiras e pelos novos estilos de administração das organizações.
Diante disso, pode-se perceber que as principais causas do aumento de demanda por Consultoria Empresarial são a busca de novos conhecimentos e de inovações para enfrentar a globalização da economia e a necessidade das organizações em obter vantagem competitiva perante a concorrência.
O incremento dos processos de terceirização e a necessidade das empresas de melhorarem continuamente são fatores que contribuem para o aumento da demanda por Consultoria Empresarial. Porém, o aumento do número de professores e universidades que prestam serviços de consultoria também contribui decisivamente para o aumento dessa demanda.
Embora a maioria das universidades – principalmente as de Administração – esteja relativamente distante das realidades empresariais, certamente essa é uma tendência importante a ser considerada. Atualmente os principais serviços que essas instituições prestam para as organizações são relativos à pesquisa e ao treinamento de funcionários. Mas, pode-se considerar que a representatividade dos serviços de consultoria para os professores das universidades deverá ser cada vez maior, em função da evolução natural desse negócio no cenário nacional.
A Consultoria Empresarial pode ser considerada uma profissão, bem como um negócio perigoso porque é muito fácil uma pessoa despreparada aventurar-se neste setor de atuação. Mas, o principal problema é manter-se, pois esta profissão requer vocação e competência.
Plano de Carreira Para Professores Atuarem Como Consultores
O Plano de Carreira de um Consultor Empresarial deve estar baseado no seguinte tripé:
1. Sustentação Conceitual: A carreira de um consultor deve ser efetivada através de um bom curso de pós-graduação na área de atuação escolhida, podendo ser um curso “Lato Sensu” se o foco for a obtenção de conceitos relacionados à abordagem prática, ou um curso “Stricto Sensu” se o consultor quiser atuar como professor em universidades renomadas, obtendo sinergia profissional.
2. Experiência Profissional Com Foco de Atuação: o consultor deve ter um foco de atuação. Ou seja, ele deverá ser “especialista” em um determinado assunto, o qual se tornará seu “produto” ofertado ao mercado.
3. Publicações Com Apresentações: o consultor procurar escrever artigos, pareceres e livros, bem como as correspondentes apresentações por meio de seminários, palestras e treinamentos em geral.
Dessa forma, para o professor se efetivar como consultor deve redigir não apenas relatórios para as empresas-clientes, mas também escrever livros, artigos e realizar palestras e conferências. A forma como ele expõe suas idéias representa a abordagem máxima para a atividade mercadológica e de desenvolvimento profissional do consultor. Sendo assim, pode-se concluir que a Consultoria Empresarial é para os professores universitários – com elevado conhecimento sustentado em algum assunto técnico-administrativo – uma das melhores formas de consolidar um futuro profissional.
Autor
-
Professor, consultor e palestrante. Articulista do Jornal do Commercio (RJ) e co-autor do livro: “Trabalho e Vida Pessoal – 50 Contos Selecionados” (Ed. Qualytimark, Rio de Janeiro, 2001). Treinou – por mais de 20 anos – equipes de Atendentes, Supervisores e Gerentes de Vendas, Marketing e Administração em várias empresas multinacionais de bens de consumo e de serviços. Elaborou o curso de “Gestão Empresarial” e atualmente ministra aulas de Administração, Marketing, Técnicas de Atendimento ao Cliente, Secretariado e Recursos Humanos.
Todos os posts