Desenvolvimento de Sistemas de Marketing Para a Resiliência
Vivemos hoje um tempo de grandes mudanças em nossa sociedade e, conseqüentemente, no comportamento dos nossos consumidores. O aumento dos níveis da complexidade e a escalada dos riscos e das incertezas são a nova realidade do Marketing nesses tempos turbulentos.
A fim de se defender dos choques externos originários dessa turbulência, as áreas de Marketing e Vendas das organizações devem reforçar sua capacidade de resiliência.
Resiliência é um conceito oriundo da física o qual se refere à propriedade de alguns materiais em acumular energia quando submetidos a estresse, sem ocorrer ruptura. Dessa forma, pode-se inferir que resiliência humana significa a habilidade de persistir nos momentos difíceis, mantendo-se a esperança e a saúde mental.
Pessoas altamente resilientes, tornam-se mais fortes após situações difíceis. E, por que isso ocorre? Porque essas pessoas desenvolvem a confiança em si mesmas, aprendendo novas formas de lidar com esses eventos.
Os profissionais de Marketing precisam desenvolver a resiliência para se engajar corajosamente nos mercados, rompendo o caos e se conectando com os consumidores.
Os profissionais da área de Marketing não devem se limitar apenas a se recuperar das crises. Na verdade, eles necessitam desenvolver sua capacidade em esperar o inesperado. Precisam reinventar modelos de negócios e estratégias de marketing nesses tempos caóticos.
Veremos abaixo algumas mudanças desses tempos turbulentos, as quais impõem aos profissionais de marketing uma nova mentalidade totalmente diferente:
· Clientes mais bem informados, contando com recursos e capacidades que lhes permitem descobrir bastante coisa sobre qualquer produto, serviço ou empresa – através da Internet.
· Concorrentes capazes de copiar rapidamente qualquer produto, abreviando o retorno sobre os investimentos daqueles que inovam.
· Clientes mais bem preparados para confiar em marcas próprias, quando seus preços são mais baixos que os das marcas nacionais.
· As redes sociais criaram novos veículos e fontes de informação inéditas e novos meios de efetivar vendas diretas.
Essas transformações exigem que os profissionais de marketing adotem uma mentalidade radicalmente nova e, além disso, suas organizações também precisarão desenvolver essa mentalidade. Ou seja, todos na empresa devem estar com as suas atenções voltadas para o cliente.
Nesses tempos de turbulência as empresas devem deixar de lado a idéia de vender para todos os segmentos do mercado e se concentrar em ser a melhor em determinado segmento.
As modernas organizações devem abandonar atividades-meio e adquirir mais bens e serviços de terceiros. Parar de usar muitos fornecedores e formar parcerias com poucos e confiáveis fornecedores.
Deixar de construir marcas através da propaganda e construí-las através da comunicação integrada de marketing (IMC – Integrated Marketing Communications).
Abandonar a idéia de lucrar em todas as vendas e procurar criar valor duradouro para seus clientes. Inverter a idéia de foco no desempenho financeiro e focar no desempenho de Marketing.
Deixar de ser uma organização local e se transformar em “GLOCAL” (Global e Local, ao mesmo tempo) e, finalmente, seu foco em benefícios para os acionistas deve ser transformado em benefícios para as partes interessadas.
O objetivo dessas dicas é encorajar as empresas a questionarem seus conceitos e suas atuais políticas, com a expectativa de melhorarem seus desempenhos em marketing nesses tempos de turbulência.
Autor
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Professor, consultor e palestrante. Articulista do Jornal do Commercio (RJ) e co-autor do livro: “Trabalho e Vida Pessoal – 50 Contos Selecionados” (Ed. Qualytimark, Rio de Janeiro, 2001). Treinou – por mais de 20 anos – equipes de Atendentes, Supervisores e Gerentes de Vendas, Marketing e Administração em várias empresas multinacionais de bens de consumo e de serviços. Elaborou o curso de “Gestão Empresarial” e atualmente ministra aulas de Administração, Marketing, Técnicas de Atendimento ao Cliente, Secretariado e Recursos Humanos.
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