Merchandising no Ponto de Vendas
Merchandising no Ponto de Vendas
Os Consumidores Planejam Suas Compras Com Antecedência? Qual a Influência do Merchandising no Ato da Compra?
Alguns autores afirmam que merchandising é o conjunto de operações efetuadas dentro do ponto de vendas, visando colocar o produto certo, na qualidade certa, com preço certo, no tempo certo, com impacto visual adequado e dentro de uma exposição correta.
Pode-se dizer que Merchandising é a reunião de todos os esforços possíveis destinados a valorizar o produto aos olhos do consumidor, cujo principal objetivo é estimular a venda no próprio local de exposição.
De um modo geral, os consumidores não planejam suas compras de bens não duráveis e não definem a marca antes de chegar ao ponto de vendas. Isto é, o consumidor está determinado a comprar: refrigerante, sabonete e xampu, por exemplo. Porém, na grande maioria das vezes, apenas no ponto de vendas, sob a influência do merchandising, é que ele decide comprar: refrigerante da marca Y, sabonete da marca X e xampu da marca Z.
Dessa forma, pode-se afirmar que as ações de merchandising possibilitam que os próprios produtos exerçam ações de vendas sobre os consumidores e se transformam nas maiores impulsionadoras das vendas no varejo. Portanto, o Merchandising é o responsável pela definição de marcas, ao mesmo tempo em que desperta no consumidor a compra por impulso.
É por esse motivo que em lojas de varejo (supermercados, por exemplo) não existem vendedores. Pois, por melhor que eles fossem não conseguiriam fazer com que o consumidor comprasse 5, 10, 30 ou até mais produtos que não estavam dispostos a comprar naquele momento e ainda sair da loja satisfeito. Exemplos de Merchandising no Ponto de Vendas: _ Exposição maciça de produtos, arrumação de produtos nas prateleiras, reposição imediata de produtos faltantes, colocação de cartazes do produto, retirada de produtos vencidos – ou avariados – e outras ações que possam atrair a atenção dos consumidores e levá-los a compra.
Autor
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Professor, consultor e palestrante. Articulista do Jornal do Commercio (RJ) e co-autor do livro: “Trabalho e Vida Pessoal – 50 Contos Selecionados” (Ed. Qualytimark, Rio de Janeiro, 2001). Treinou – por mais de 20 anos – equipes de Atendentes, Supervisores e Gerentes de Vendas, Marketing e Administração em várias empresas multinacionais de bens de consumo e de serviços. Elaborou o curso de “Gestão Empresarial” e atualmente ministra aulas de Administração, Marketing, Técnicas de Atendimento ao Cliente, Secretariado e Recursos Humanos.
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