Vamos Estudar Marketing?
Vamos Estudar Marketing?
É Possível Prever o Comportamento do Consumidor? O Que é Marketing-Mix? Por Que Estudar Marketing?
Existem muitas dificuldades em compreender o conceito de Marketing, pois afirmações como “isso é puro marketing” ou “tal empresa fez uma grande jogada de marketing” contribuem para aumentar essa confusão. Além disso, o conceito de Marketing apresenta certas sutilezas que passam despercebidas à maioria das pessoas, pois o ponto de partida das atividades de Marketing é o consumidor e suas necessidades. Dessa forma, as necessidades humanas exigem que o Marketing esteja ligado às ciências humanas; pois, enquanto consumidor, o comportamento do ser humano não é previsível.
No decorrer da história observamos que vários produtos de qualidade razoável obtiveram sucessos inesperados, ao lado de fracassos inesperados de produtos considerados bons e isso nos lembra que a racionalidade humana não pode ser aplicada nesse campo. E, tentando diminuir essas incertezas, as empresas modernas vêm desenvolvendo o “Marketing MIX” ao lançarem novos produtos.
Entretanto, podemos afirmar que o Marketing já era praticado até mesmo na Idade Média, pois o artesão levava seu produto (sapato) até uma praça (ponto), oferecia-o aos consumidores por determinado valor (preço) e realizava a venda pessoal (promoção). Porém, a comercialização moderna não consiste apenas na transferência do produto ao consumidor e, diante disso, a postura atual das empresas deverá considerar o consumidor como o “ponto de partida” para qualquer negócio. Além disso, as empresas modernas têm que considerar seu público interno, fazendo o possível para satisfazer desde seu mais alto executivo até o funcionário mais humilde. Esta orientação é conhecida como “Conceito de Marketing”, o qual diferencia as empresas modernas que aplicam esse conceito, das formas tradicionais de comercialização.
Por Que Estudar Marketing?
Além da curiosidade natural sobre o assunto, uma das primeiras perguntas que muitos estudantes podem fazer ao se prepararem para aprender alguma disciplina nova é a respeito da necessidade – e da importância – dessa disciplina, no contexto do curso de sua escolha. Dessa forma, uma das áreas que mais tem despertado a curiosidade desses estudantes é a área de Marketing, pois com o acirramento da concorrência em vários setores da economia as empresas passaram a se esforçar em comercializar seus produtos de forma eficiente. Em conseqüência disso a exposição de todos os indivíduos ao Marketing tem sido intensa e, além disso, tem ocorrido a quase todo momento.
Isso é fácil de constatar, pois ao caminharmos pelas ruas observamos cartazes, placas e letreiros em abundância. Caminhões transportam mercadorias de várias origens – e cidades – para vários destinos e, em casa, escuta-se rádio e assiste-se a propagandas de TV que anunciam diversos produtos. Nos escritórios, pessoas recebem visitas de vendedores e propagandistas e, diante disso, pode-se afirmar que tudo isso é uma parte do Marketing. Estudos comprovam que certos produtos possuem 50 % de seus preços alocados às despesas de Marketing e, isso significa que, a metade do preço que o consumidor paga é direcionada à promoção de seu bem estar.
Portanto, todas essas circunstâncias contribuem para aumentar a curiosidade das pessoas sobre essa importante ciência mercadológica e, indo além da curiosidade, constata-se que o Marketing é uma das áreas mais procuradas devido à sua abrangência. Ele atinge pessoas com tendências às atividades técnicas, os indivíduos entusiasmados pelas artes e os executivos que buscam o Marketing para melhorar os resultados nas suas empresas. Sendo assim, em algum momento as pessoas são obrigadas a aplicar as técnicas de Marketing, seja quando o estudante vai a busca do seu 1° emprego ou quando o profissional for “vender” sua idéia ao seu chefe.
Autor
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Professor, consultor e palestrante. Articulista do Jornal do Commercio (RJ) e co-autor do livro: “Trabalho e Vida Pessoal – 50 Contos Selecionados” (Ed. Qualytimark, Rio de Janeiro, 2001). Treinou – por mais de 20 anos – equipes de Atendentes, Supervisores e Gerentes de Vendas, Marketing e Administração em várias empresas multinacionais de bens de consumo e de serviços. Elaborou o curso de “Gestão Empresarial” e atualmente ministra aulas de Administração, Marketing, Técnicas de Atendimento ao Cliente, Secretariado e Recursos Humanos.
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