Muita prudência e caldo de galinha
Houve uma época em que o Brasil era o país do futuro, abençoado pelo esplendor da natureza, sem terremotos, furacões, guerras e uma enorme esperança.
Nossa bandeira ditava claramente o caminho do amanhã : Ordem e Progresso .
A seleção de futebol do Equador não nos assustava, a China e a India eram países exóticos e a África terra dos elefantes, leões e do Tarzan. Nada que pudesse competir com a promessa verde-amarela.
Uma única coisa parecia atrapalhar o desenvolvimento de nossa economia era a inflação. Quando essa fosse controlada seríamos imbatíveis .
No meio acadêmico e empresarial debatíamos que não conseguíamos desenvolver nossa contabilidade de custos de uma forma mais assertiva por causa das enormes variações monetárias .
O tempo passou e passa. Passa e rápido.
A seleção do equador nos dá trabalho, assusta , de vez em quando a gente consegue um bom resultado. China e Índia são economias cada vez mais fortes , nos deixando para trás.
O Tarzan , se é que tem descendentes, há muito não ouço falar de seu filho adotivo Boy, devem estar de paletó e gravata , usando nootebooks, cuidando de uma economia que começa a despontar com maior agressividade.
Nossa ordem desce o morro de helicóptero revidando os tiros recebidos de bandidos que cada dia mais aparecem por falta de progresso .
Ah, não se esqueça, se for assaltado azar o seu, quem mandou trabalhar e se arriscar a ter sucesso .
Tempo vai , tempo vem, temos um só assunto a tratar na nossa economia : A inflação.
Assustados novamente nossos técnicos preventivamente preferem não reduzir as taxas de juros, enquanto isso lá naqueles países exóticos as coisas vão acontecendo.
Estão crescendo e nós aqui imaginando que um dia seremos o grande líder da América Latina.
Desde pequeno ouvia meus avós dizerem que prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém, mas quantas coisas na vida teríamos deixado de fazer se ficássemos tomando canja todos os dias ?
Não voaríamos , não atravessaríamos os oceanos, não arriscaríamos sequer a ter um grande amor .Você já se imaginou tentado conquistar a mulher mais linda que encontrou na vida com uma sopeira com caldo de galinha?
Deixe o caldo de galinha para tomar o dia em que estiver exausto de todas as conquistas .
Este é um país de memória curta que aposenta cedo seus profissionais sem reter o conhecimento. Há uma geração sábia deixando o mercado, sendo substituída pelos computadores , sem disseminação do conhecimento.
Em algumas áreas já se nota a falta de profissionais especializados e a preparação de novos não se faz do dia para a noite.
O crescimento mundial é fato e nós apenas estamos pegando carona.
Não há nada que demonstre que ações efetivas dentro do país no levará o ocupar um lugar de destaque no cenário mundial.
Caso você se arrisque a perguntar por que não podemos crescer a taxas mais elevadas vai ouvir que isso traria a inflação de volta e temos que ser prudentes. Nada de uma refeição mais substanciosa, mas o recomendável caldo de galinha .
Nosso problema não é a inflação , mas a falta de ordem. Podemos então dizer : Ordem e progresso ou Progresso só com ordem.
Faça um exercício enquanto assiste os jornais hoje: Pegue lápis e papel e anote as façanhas que ajudam nosso crescimento e também as barbaridades que o impede.
Pare uns instantes para analisar e veja se tudo não é uma questão de ordem.
Você gestor financeiro, preste a atenção e lembre-se: A taxa de juros que os bancos lhe cobram para financiar suas operações carrega o custo da incerteza sobre sua organização , da sua ordem e de suas perspectiva de progresso .
Quanto maior a ordem e os sinais de progresso de sua empresa menores serão os spreads, a taxa de risco cobrada para financiá-lo.
Só uma demonstração clara de ordem e um plano efetivo de progresso vão lhe dar acesso a recursos mais baratos.
Sem isso ninguém lhe dará uma canja!
Ivan Postigo
Diretor de Gestão EmpresarialAutor do livro: Por que não? Técnicas para estruturação de carreira na área de vendas
Free e-book: Prospecção de clientes e de oportunidades de negócios
www.postigoconsultoria.com.br
Um país se desenvolve com educação para gestão. Educação gera competência; Competência conduz à excelência administrativa; Excelência administrativa à um futuro melhor.
Autor
-
Economista, contador, pós-graduado em controladoria pela USP. Vivência em empresas nacionais, multinacionais americanas e européia de lingotamento de aço, equipamentos siderúrgicos, retroescavadeiras e tratores agrícolas, lentes e armações de óculos, equipamentos de medição de calor, pilhas alcalinas, vestuários, material esportivo, refrigerantes, ferramentas diamantadas , cerâmicas, bebidas quentes, plásticos reciclados, hotelaria e injeção de plásticos. Executivo nas áreas fabril, administrativa/financeira, marketing e vendas.
Todos os posts