Os dez mandamentos para gestão empresarial sem fantasias
Um fato que incomoda os profissionais é que gestão nas empresas não costuma ser como gostaríamos. Em termos simples podemos dizer que ela é como é.
Como iremos lidar com isso é que fará a diferença.
Não são poucas as empresas que seguem sem um efetivo direcionamento, sem uma visão clara de futuro. Seus gestores estão mais preocupados com auto-afirmação do que com resultados.
Você como gestor ao encontrar resistência na sua equipe deve verificar se está decidindo para ter resultados ou para ter razão.
Para que possamos aprender algo novo só há um caminho: Temos que admitir que não sabemos tudo.
Gestão nos absorve, nos desafia, coloca em cheque nossa capacidade de decidir com sabedoria.
Ao serem confrontados muitos gestores deixam ser razoáveis, principalmente quando não têm muito claro o destino que devem dar aos projetos.
Nesse sentido poucos se dão conta de que o homem que não sabe para onde quer ir é incapaz de ouvir um bom conselho.
Esteja certo que aquele que não pode ser aconselhado não pode ser ajudado.
Por essa razão encontramos empresas que já contrataram e perderam excelentes profissionais, sem que pudessem deixar alguma contribuição e mais, mesmo consultores experientes não conseguiram mudar o destino desses empreendimentos.
Gestores costumam mostrar que é preciso coragem para levantar e falar, mas é fundamental que se lembrem que é necessário muito mais coragem para sentar e ouvir.
Profissionais costumam tornar as gestões tão complexas que as pessoas acabam não fazendo o que deveriam fazer, com isso não obtêm os resultados que poderiam alcançar.
Um aspecto importante para que possamos evoluir é nossa disposição para questionar nossas convicções. Temos que procurar entender como se formaram.
Convicção é resultado de nossa experiência, contudo impressão nem sempre é fato.
Conta a história que um velho caboclo queria vender seu sítio por causa da “ trabalheira” que dava, como sempre dizia, onde havia um lago cheio de rãs.
Quando encontrou um comprador, determinado a ficar com a área, pediu que voltasse a noite para ouvir os animais coaxando, já que este era seu maior interesse.
Ao ouvir a maravilhosa melodia não teve dúvidas, fechou negócio.
Assim que tomou posse resolveu drenar o lago para capturar as rãs, selecionando-as para reprodução e venda, mas com grande susto descobriu que todo som que ouvira a noite era produzido apenas por uma velha rã.
Assim são muitas convicções, uma velha rã que faz tanto barulho que nos impede de ouvir qualquer orientação.
Simplificar o processo de gestão, seguindo dez passos fundamentais, é determinante para o sucesso das empresas:
1) Definia um horizonte claro e atraente;
2) Detalhe as tarefas para atingir os objetivos o máximo que puder;
3) Estabeleça datas efetivas para conclusão;
4) Contrate pessoas que se comprometam com projeto e que trabalhem em equipe;
5) Delegue e invista as pessoas de autoridade;
6) Distribua as tarefas e estabeleça as responsabilidades;
7) Estabeleça os meios de controle;
8) Defina as recompensas;
9) Estabeleça os limites de tolerância para os insucessos;
10) De feedback constante.
Lembre-se, sempre:
Integridade e confiança é a cola que une as pessoas em projetos de longo prazo.
Ninguém atravessa uma ponte pegando fogo se não houver algo que realmente valha a pena do outro lado do rio.
Por que alguém se importaria com seus planos?
Por causa do salário?
Os que assim pensam não se dão conta, mas estão “ sozinhos”, cercados por pessoas que se importam apenas com o salário, nada mais!
Ivan Postigo
Economista, Bacharel em contabilidade, pós-graduado em controladoria pela USP
Autor do livro: Por que não? Técnicas para estruturação de carreira na área de vendas
[email protected]
“Quando a sorte me procura ela me encontra trabalhando”
Autor
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Economista, contador, pós-graduado em controladoria pela USP. Vivência em empresas nacionais, multinacionais americanas e européia de lingotamento de aço, equipamentos siderúrgicos, retroescavadeiras e tratores agrícolas, lentes e armações de óculos, equipamentos de medição de calor, pilhas alcalinas, vestuários, material esportivo, refrigerantes, ferramentas diamantadas , cerâmicas, bebidas quentes, plásticos reciclados, hotelaria e injeção de plásticos. Executivo nas áreas fabril, administrativa/financeira, marketing e vendas.
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