O custo da negligência com a imagem da empresa
A quantidade de oportunidades que o mercado oferece e são perdidas pelas empresas para financiamento do seu capital de giro, compra de equipamentos e de seu crescimento, a taxas interessantes é significativa.
Não basta ir à instituição financeira , pedir emprestado e dar as garantias , é necessário a preparação de um plano vendável, de argumentações bem estruturadas , da defesa do potencial da empresa, do fortalecimento da relação comercial.Um trabalho que deve ser feito constantemente e não apenas no momento em que há o interesse na tomada de recursos.
Não estou tratando aqui da série de formulários para solicitação de recursos , mas de deixar claro aos seus parceiros no mercado financeiro o que representa a empresa no mercado , para a comunidade , tecnologicamente, como empreendimento de futuro .
Pergunte a si mesmo : Se você não consegue enxergar onde que ir como pode pedir a alguém para acreditar nos seus planos?
Você é o maior defensor de sua empresa e de suas idéias , portanto antes de pedir a alguém que acredite no seu projeto você deve fazê-lo, divulgando seus planos, reunindo sua equipe , ouvindo-os , delegando , adicionando competência, fazendo com que a sua voz chegue ao mercado.
O primeiro produto que você vende não é o material que fabrica, mas a imagem de seu empresa .
Semana passada aproveitei que tinha que cotar e comprar um determinado material e fiz uma leitura em alguns pontos de venda sobre a percepção de um determinado produto , de uma empresa conhecida minha.
A resposta crítica não veio em relação ao produto , mas em relação à empresa.O produto é considerado bom, apesar de ser um dos mais caros do mercado, contudo não me recomendaram comprá-lo pois a empresa está prestes a fechar.
Fato que sei não é verdadeiro, mas para o mercado a noticia plantada dessa forma gera desdobramentos.
Não perdi oportunidade e nos contatos com meus pares financeiros aproveitei para falar sobre o produto que estava comprado e claro verificar o desdobramento das noticias.
Sem entrar em muitos detalhes deixaram escapar certa preocupação por ouvirem o mercado e não um posicionamento mais efetivo da empresa.
Não e necessário dizer que as taxas de risco imputadas a essa empresa tem um peso maior , que suas operações custam mais caro, que não há apresentação ao mercado de uma visão de futuro , mas simplesmente negociações para tomada de recursos a fim de equacionar o desequilíbrio do caixa diário .
Posso dizer com a experiência de décadas tratando desse assunto : O custo invisível para obtenção de recursos para organizações que descuidam da imagem é substancialmente elevado.Os profissionais tem que cavar em busca do ouro que lhes são recusados , ao passo que para empresas melhor posicionadas essas oportunidades são oferecidas.
Esse é um argumento difícil de defender junto a empresas que não tem organização e não estão estruturadas para defender seu posicionamento junto ao mercado financeiro, estas já receberam negativas diversas e seus gestores tem a impressão de que determinadas oportunidades não é para seu segmento de negócios .
Ë fundamental que os gestores tenham em mente que os recursos oriundos do governo para financiar as empresas tem as instituições financeiras como fiéis depositárias e são estas que devem estar convencidas a lhes dar o crédito, a mesma instituição que por insegura aumenta suas taxas de risco .
Você gestor poderia pagar menos pelo capital de terceiros que coloca na sua empresa, basta divulgar suas idéias , dentro e fora da empresa.
Acredite nisso e reduza seus custos financeiros substancialmente.
Ivan Postigo
Economista, Bacharel em contabilidade, pós-graduado em controladoria pela USP
www.postigoconsultoria.com.br
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Economista, contador, pós-graduado em controladoria pela USP. Vivência em empresas nacionais, multinacionais americanas e européia de lingotamento de aço, equipamentos siderúrgicos, retroescavadeiras e tratores agrícolas, lentes e armações de óculos, equipamentos de medição de calor, pilhas alcalinas, vestuários, material esportivo, refrigerantes, ferramentas diamantadas , cerâmicas, bebidas quentes, plásticos reciclados, hotelaria e injeção de plásticos. Executivo nas áreas fabril, administrativa/financeira, marketing e vendas.
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