O lucro e o desaforo
Há um ditado popular que diz que o dinheiro é oportunista e covarde. Aparece quando as condições são favoráveis e desaparece ao ouvir primeiro barulho, contudo não há nada mais melindroso e tímido que o lucro.
O dinheiro mesmo em situações desfavoráveis dá uma passadinha, o lucro sequer dá as caras!
A prova disso é que mesmo em situações falimentares vemos o dinheiro presente, mas cadê o lucro?
O lucro se faz presente não apenas na forma de papel ou saldo bancário, mas também na forma de bens, escolas para os filhos, viagens de férias, saúde, conforto, etc.
O lucro é por demais melindroso, não reclama e uma vez maltratado demora a voltar e nós não nos damos conta disso.O dinheiro é espalhafatoso, vai embora fazendo grande barulho.
O dinheiro gosta de circulação, movimento, gente, longas distâncias, por isso em lugares pequenos gira incessantemente. O lucro não, é mais contido, gosta de lugares pequenos, aconchegantes e saudáveis.
O dinheiro, apesar disso, é um grande amigo do lucro, vive convidando-o para grandes festas, mas conhecendo-o o lucro muitas vezes o evita por sua embriaguez.
O dinheiro é intrépido e amigo de tudo e de todos, mesmo maltratado volta aos lugares onde não foi tratado com consideração, o lucro por sua timidez age com desconfiança e o que mais teme são as malas pretas.
O dinheiro se multiplica e faz promessas, qualquer que seja o ambiente ou situação, o lucro tem como princípio que a liberdade econômica tem que ser o aumento de virtudes e não apenas de riquezas.Virtudes retém riquezas, riquezas não retém virtudes.
O lucro é irmão da liberdade, que tem como característica também o melindre e a timidez.A liberdade é ainda mais contida que o lucro.
A liberdade tem como princípio fazer o que é certo, da maneira certa, pelo motivo certo, por uma questão de hábito moral.
Algumas palavras como hábito moral, virtudes, liberdade e lucro tem uma forte correlação e merecem nossa atenção.
Este é um momento delicado em nosso país, pois nossos governantes tem demonstrado pouca afeição a essas palavras.Com isso vemos que o país não cresce o que poderia, empregos não são gerados em quantidade suficiente para atender a população, vemos dinheiro circulando por todos os lados, mas o lucro não aparece. Quem sabe por temor às malas pretas????
Nosso dia-a-dia como cidadãos é dentro das empresas, nas escolas orientando os jovens, nos hospitais cuidando das pessoas, no comércio atendendo os clientes, locais onde podemos exercitar hábitos morais, virtudes, gerando a liberdade e retendo o lucro.
Não são poucas as empresas que todos nós vimos desaparecer, apesar de terem sido líderes no mercado durante anos e para espanto de todos naufragaram. A pergunta mais comum é : “Como isso pode acontecer ? “.
Para muitas delas a resposta é simples : “ Acreditaram nas promessas do dinheiro e nenhuma atenção deram ao lucro “.Tivessem perguntado ao lucro o motivo de sua ausência teriam trilhado metade do caminho para evitar o desastre.
O lucro tem uma virtude que incomoda : A franqueza.Suas respostas são simples e diretas.Essa é a razão porque muitos de nós não gostamos de ouvi-las.
O dinheiro é uma companhia mais alegre, que nos leva onde nós as vezes nem podemos imaginar, é sedutor, apresenta-nos a todos, abre todas as portas, mas também de forma inconseqüente nos abandona onde quer que estejamos.
É tempo de refletir se temos um ambiente adequado para aconchegar o lucro.
Ivan Postigo
Economista, Bacharel em contabilidade, pós-graduado em controladoria pela USP
www.postigoconsultoria.com.br
“Alerta máximo: A misteriosa morte em massa de colônias abelhas coloca em risco a vida no planeta” Informe-se, divulgue!
Autor
-
Economista, contador, pós-graduado em controladoria pela USP. Vivência em empresas nacionais, multinacionais americanas e européia de lingotamento de aço, equipamentos siderúrgicos, retroescavadeiras e tratores agrícolas, lentes e armações de óculos, equipamentos de medição de calor, pilhas alcalinas, vestuários, material esportivo, refrigerantes, ferramentas diamantadas , cerâmicas, bebidas quentes, plásticos reciclados, hotelaria e injeção de plásticos. Executivo nas áreas fabril, administrativa/financeira, marketing e vendas.
Todos os posts