Para inglês ver
O que são processos de gestão? Entrada, desenvolvimento e saída?
Não, processos de gestão é muito mais do que isso, processos de gestão significar trabalhar de forma definida em comum acordo com os demais, significa uma linguagem comum, uma forma de estabelecer passos, e o mais importante é uma maneira eficiente de se situar e de saber onde estamos e isto vale ouro.
Por valer ouro muitas vezes sofre falsificação, fruto da cobiça e ou ignorância do homem. Processos são falsificados, deturpados para que possam parecer grandiosos e imprescindíveis, mas nestes casos os processos não funcionam, não são factíveis e serve apenas “para inglês ver”, alias permitam que eu fale brevemente sobre esta expressão “para inglês ver”:
Quando Inglaterra, por motivos comerciais, proibiu a escravidão no intuito de vender mais máquinas, esta atividade passou a ser ilegal, então os traficantes de seres humanos em seus navios ditos negreiros passaram a usar de artifícios para enganar a fiscalização inglesa e colocaram falsos porões nos navios para que quando abordados pela fiscalização tudo parecesse normal, enquanto isto os escravos, seres humanos, eram socados desumanamente nestes porões e quando não conseguiam colocar todos, jogavam ao mar os excedentes,( impressionante como o ser humano pode ser bestial) bom a expressão “para inglês ver” vem daí, então tudo o que nós fazemos somente para manter a aparência costumamos dizer que é “para inglês ver”. E isto que acontece quando processos são escritos mas não implantados. Esta é a realidade, vemos muito disto quando empresas, para atender editais, obtém certificações ” para inglês ver” só implementam nas áreas auditadas, passado a homologação tudo volta a mesmice.
Resultado: a maioria de projetos em TI não tem sucesso e achamos que tudo é culpa do Gerente e ou do vendedor, na verdade a culpa é de todos nós. Quando não entendemos que implantar processos não significa somente escrevê-los e que isto custa caro sim, pois necessita de treinamentos, mudança cultural e por ai vai, temos o resultado que já estamos nos acostumando a ver, muito dinheiro gasto, cliente furioso e muita, mas muita negociação para “apagar incêndios”.
Processos de gestão não servem para apagar incêndios e sim para evitá-los.
Podemos entender esta diferença…?
Vamos tentando, nunca desista! Esta é a nossa força.
Autor
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Membro ativo do PMI ( Project Management Institute ) 2008 e 2009, filiado ao SINDPD (Sindicato dos trabalhadores em processamento de dados e empregados de empresas de processamento de dados do Estado de São Paulo). Atuando hoje como Diretor de Relacionamentos na Total Systems, empresa de Tecnologia da Informação, acumula também a responsabilidade de ser suplente de Deputado Estadual por São Paulo. Idealista, acredita no ser humano, acredita no altruísmo e dedica parte de seu tempo disseminando a troca de conhecimento entre pessoas.
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