O Cliente é a Essência de Tudo – Atenda-o!
Entender as preferências do consumidor é fundamental para se manter no mercado. Ir além, se tornou obrigação para a empresa que pretende superar as próprias expectativas e permanecer no mercado de forma competitiva.
O paradigma do cliente passivo se tornou coisa do passado. Auto-suficiente e conhecedor dos seus direitos solicitará ajuda apenas quando achar conveniente.
Lidar com essa mudança comportamental do consumidor se tornou para muitas empresas e profissionais de vendas um verdadeiro pesadelo. O poder saiu das “mãos” das empresas e vendedores e esta nas mãos do consumidor.
Diante deste novo cenário, deve-se prestar a devida atenção nos aspectos que envolvam as novas formas de abordagens comerciais. Pautar-se na relação ganha-ganha, ver o cliente como parceiro do negócio, e como um consultor potencial será um grande avanço.
“Os clientes percebem as reais necessidades que as lojas não atendem” (AURELIANO, 2009).
Desta forma, alavancar as vendas tendo como argumento padrão, a qualidade o e preço baixo, revela uma forma desintencional de “comoditizar” o produto.
“O empreendimento deve ser visto do ponto de vista do consumidor” (DRUCKER,1994), reflete a importância de um olhar externo. Um olhar que indique o melhor caminho a seguir, e, sobretudo pistas daquilo que o cliente realmente quer.
O arranjo da loja, a exposição e disposição dos produtos, somado a competência da equipe de vendas, indicarão que bons negócios poderão ser realizados. Ouça o cliente de forma imparcial, valorize as suas sugestões e reclamações.
“As empresas existem pelas pessoas e para as pessoas” (AURELIANO, 2008).
Num momento competitivo acirradíssimo, Ouvir o Cliente, essência de todo negócio e identificar as suas reais necessidades, é uma das melhores ações de marketing que se pode começar a fazer. Não custa nada, gera bons resultados e, sobretudo, satisfação para ambas as partes!
Boas Vendas!
Autor
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Bacharel em Administração; Especialista em Administração de Marketing; Pesquisador na área de marketing e estratégias; Professor Universitário – Universidade Nove de Julho – UNINOVE; Leciona disciplinas relacionadas à Administração e Marketing, além de ministrar cursos tratanto destas mesmas áreas do conhecimento. Integrante do Jornal Educação e Negócios – Jornal direcionado aos estudantes do ensino superior;
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