Por que analisar o ambiente empresarial?
O ambiente empresarial diz muito do que somos capazes de realizar. Sua composição determina quão acirrada será a disputa por clientes e principalmente pelo lucro. Isto implica esforço e dedicação, principalmente para captar e manter os consumidores que vão e vem nesta “onda” movida por necessidades e desejos.
A compreensão do ambiente é resultado da análise das variáveis que o compõe. Economia, tecnologia, política, legislação são macro-variáveis que “fogem” ao controle do gestor e da empresa. Neste caso, o máximo que a empresa inteligente pode fazer, é adaptar-se rapidamente lembrando que a flexibilidade e a adaptabilidade ocorrem em algumas situações em momentos quase concomitantes.
Porém, apenas adaptar-se as novas demandas do mercado já não é suficiente. A exigência é muito maior! O entendimento do ambiente competitivo consiste em analisar o passado, diagnosticar o presente e prognosticar o futuro.
O coringa desta questão “prognosticar o futuro”, não é o principal objetivo da análise ambiental, mas sim, como atingir os objetivos e as metas empresariais e mercadológicas neste futuro?
Ao compreender as forças e fraquezas (ambiente interno da empresa), oportunidades e ameaças (ambiente externo) elabora-se uma estratégia de ação. Estratégias corporativas ou mercadológicas devem ser pautadas numa análise bem elaborada e realista.
De acordo com Cavalcanti (2001) “A estratégia é como um indicador ambiental dos negócios e de cenários variados, obtendo o sentido sinérgico das organizações”.
Percebe-se que a compreensão do ambiente em conjunto com indicadores de ações estratégicas fortalecem a empresa e proporcionam um melhor aproveitamento de suas potencialidades e oportunidades.
Para que você melhore os resultados de sua empresa apresento abaixo o modelo de SWOT – strenghts (forças), weekeness (fraquezas), opportunities (oportunidades) e threats (ameaças). Observe o caro leitor, que este modelo, serve tanto para a análise interna e externa da empresa, como para uma área comercial. A única diferença é que no caso da análise de uma equipe de vendas, por exemplo, o “estrategista”, irá analisar as forças e fraquezas dos vendedores e/ou produtos, e as ameaças e oportunidades da região onde atuam e vendem os seus produtos. Caso tenha interesse em maiores informações sobre como utilizar este ferramenta, envie um e-mail.
A você boa sorte!Obrigado por ler este artigo!
*Forças (faça uma relação de variáveis do ambiente interno)
*Fraquezas
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*Oportunidades (faça uma relação de variáveis do ambiente externo)
*Ameaças
Autor
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Bacharel em Administração; Especialista em Administração de Marketing; Pesquisador na área de marketing e estratégias; Professor Universitário – Universidade Nove de Julho – UNINOVE; Leciona disciplinas relacionadas à Administração e Marketing, além de ministrar cursos tratanto destas mesmas áreas do conhecimento. Integrante do Jornal Educação e Negócios – Jornal direcionado aos estudantes do ensino superior;
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