Marketing e Vendas – Acenda a luz para o cliente!
Marketing e Vendas – Acenda a luz para o cliente! – Todos nós em algum momento de nossas vidas já tivemos a experiência de permanecer por alguns minutos no escuro.
Seja em um elevador, no trabalho, ou mesmo em casa, a falta de energia nos traz insegurança, medo e apreensão.Essa metáfora serve exatamente para dizer como os nossos clientes chegam até nós. Em busca de benefícios financeiros, funcionais ou psicológicos, se aventuram no meio do desconhecido.O processo de compra é como estarmos numa sala escura. O cliente busca informações na internet, jornais, revistas etc… mas somos nós que iremos acender as luzes da comercialização para que o cliente possa enxergar os benefícios que estão sendo adquiridos.Para que esse processo de compra ocorra de forma tranqüila, o entendimento da essência do produto e o seu benefício central precisam estar “claros”.Já discutido pelo Prof. Theodore Levitt de Harvard, no artigo Miopia em Marketing, muitas empresas não percebem qual é realmente o seu negócio. Ao cometer essa falha, passam a produzir produtos desnecessários aos seus clientes atuais, ou oferecerão produtos que não atenderão as necessidades ou desejos dos consumidores que estarão por vir.
Diante desta reflexão, seguem algumas dicas que poderão ser úteis no dia-a-dia da sua empresa:
- Ouça o cliente e entenda o que ele esta pedindo: benefícios financeiros (descontos), funcionais (características dos produtos), ou benefícios psicológicos (status, segurança, tranqüilidade)?
- Quais são os motivos que o levaram ir até a sua loja? (Indicação? Já comprou na loja? Entrou por “acaso”?
- Se estiver acompanhado, identificar quem é o influenciador e/ou o decisor da compra;
- Discursar sobre o produto baseado nos conceitos anteriormente citados é fundamental.
Além das dicas acima, sempre tenha em mente o seguinte: Seja ético, trate o seu cliente com cortesia, honestidade e simplicidade. Num mercado competitivo onde o lucro é o foco principal, as virtudes anteriormente citadas poderão ser os diferencias do seu produto e agregarão valor aos seus negócios, resultando em mais vendas por meio da satisfação do consumidor e conseqüentemente do ser humano.Pare e pense por um momento: Você já comprou numa loja devido à atenção que recebeu? Qual foi a sua percepção? Ou te deixaram no ESCURO? Acenda a luz e boas vendas!
Autor
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Bacharel em Administração; Especialista em Administração de Marketing; Pesquisador na área de marketing e estratégias; Professor Universitário – Universidade Nove de Julho – UNINOVE; Leciona disciplinas relacionadas à Administração e Marketing, além de ministrar cursos tratanto destas mesmas áreas do conhecimento. Integrante do Jornal Educação e Negócios – Jornal direcionado aos estudantes do ensino superior;
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