Abismo comercial: A Distância entre a Loja e o Consumidor
Comprar, se tornou uma ação tão normal como andar, falar, comer ou beber. Na tentativa de suprir essas demandas o número de lojas dos mais diversos segmentos se multiplicam ano a ano.Nota-se, que com o passar do tempo algumas dessas lojas deixam de existir.
Um dos inúmeros motivos pode ser o que chamo de “ABISMO PSICOLÓGICO COMERCIAL”. “É à distância e a altura entre a loja e o cliente que o assusta”.
Essa metáfora serve para apontar um dos aspectos mais importantes na captação de clientes, a imagem comunicada pela disposição e exposição dos produtos e da fachada do local. O alinhamento desses aspectos acima mencionados, acompanhado de uma comunicação adequada, servirá como uma “ponte de ligação entre a loja e o consumidor”, ao invés de assustá-lo.
Desmistificar ou esclarecer para as pessoas que passam na frente da sua loja, qual a sua missão, fornecerá pistas do que será encontrado ao passar pela porta da frente do empreendimento, ou melhor, quais benefícios sua loja tem a oferecer.
Se você é um lojista, faça o seguinte exercício para identificar se esta no caminho certo:
1. Qual é o seu real ramo de negócio? Sua loja vende roupas? ou beleza visual, conforto..etc?
2. A nossa “vitrine” revela o que somos? A nossa missão, visão? e os valores que compartilhamos? Esse aspecto transmitirá ao cliente que ele será respeitado e tratado com seriedade independentemente de sua aparência ou condição financeira.
3. Os nossos vendedores são cordiais, atenciosos e educados? Ou são mais preocupados com o cumprimento da metas do que com a satisfação do consumidor? Mostrar que o cliente é o motivo do empreendimento garantirá maior conforto no momento da compra.
As questões acima mencionadas indicam algumas pistas para aproximar o cliente de sua loja e reduzir o medo e a insegurança causados pelo “abismo comercial psicológico”. Se as vendas não estão indo bem, o problema pode estar na dificuldade do cliente superar esses medos e permanecer do outro lado da rua, enquanto isso, os seus produtos parados e os vendedores desesperados ficam sem saber o que fazer, quando na verdade, bastava somente estender a mão e dizer: Bom dia/tarde – Seja bem vindo! Posso ajudá-lo?
Sucesso a todos e boas vendas!
Autor
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Bacharel em Administração; Especialista em Administração de Marketing; Pesquisador na área de marketing e estratégias; Professor Universitário – Universidade Nove de Julho – UNINOVE; Leciona disciplinas relacionadas à Administração e Marketing, além de ministrar cursos tratanto destas mesmas áreas do conhecimento. Integrante do Jornal Educação e Negócios – Jornal direcionado aos estudantes do ensino superior;
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