Você Tem o Perfil que as Empresas Desejam?
A fila do desemprego no Brasil soma 2,3 milhões de pessoas, isso sem contar os insatisfeitos com suas colocações. O que a maioria esquece é que muitos dos empregos estão bem longe dos recrutamentos e das entrevistas convencionais.
De acordo com uma das maiores empresas de recrutamento de executivos dos Estados Unidos, 85% dos empregos estão nos relacionamentos, ou seja, a colocação vem através de indicações de colegas, conhecidos, amigos, parentes; apenas 5% conseguem trabalho em empresas de recrutamentos e 10% por outros meios. Por isso que a palavra de ordem é: relacionar-se, mas à medida que a tecnologia e os meios de comunicação avançam aumenta-se a complexidade das relações humanas. Hoje se buscam no mercado além de pessoas bem indicadas, pessoas habilidosas, competentes e capazes de desenvolver atividades, tanto sozinhas como em grupo.
Embora a indicação seja muito importante, as pessoas ainda não se deram conta de que o paternalismo acabou e a realidade de hoje nos obriga a mudar de postura e trabalharmos os fatores abaixo:
• Integridade e coerência para conseguir que as pessoas se comprometam com ela e que gostem de cooperar.
• Flexibilidade para lidar com imprevistos e conseguir contorná-los.
• Autoconfiança e autoconhecimento são importantes para sua segurança ao tomar decisões e assumir riscos.
• Intuição para ajudar a desenvolver a capacidade criativa e agir quando o tempo é escasso.
• Capacidade crítica para analisar dados, informações, circunstâncias e ações, ajudando na tomada de decisões.
• Iniciativa para tornar reais as boas idéias e agir com velocidade e inovação.
• Compreensão da cultura da companhia e de todos que fazem parte dela.
• Liderança e empatia para trabalhar em equipe, interpretar o comportamento de quem está próximo e encorajá-lo a expressar idéias, sentimentos e opiniões.
• Visão de negócio, para não desperdiçar oportunidades.
• Capacidade de comunicação e negociação, fundamentais para conseguir fazer acordos em qualquer área de atuação.
• Capacidade de aprendizagem e desenvolvimento pessoal para estar disposto a iniciar novas tarefas e buscar novos enfoques para as ações realizadas no trabalho.
• Autocontrole e gestão das emoções para controlar as situações difíceis que surgem diante de pressões, cobranças, estresse e hostilidade.
• Coaching: A palavra coach em português significa treinador, mentor. Quem tem a habilidade de “coaching” é aquela pessoa capaz de observar o trabalho em equipe e identificar quais os indivíduos são mais adequados para executar determinada tarefa; consegue abranger as necessidades pessoais de cada um com as necessidades da empresa como um todo e se preocupa para que toda equipe se desenvolva e cresça profissionalmente. Para aprimorar sua capacidade de coach, é preciso primeiramente se espelhar em um outro coach, que te ajude a identificar suas próprias fortalezas, e fazer com que você desenvolva-se profissionalmente, cada vez mais.
• Trate bem todas as pessoas de qualquer nível hierárquico: utilize: Bom dia, Por favor, Obrigado, Com licença e Desculpe. Colabore sempre que for possível. Evite emitir comentários negativos sobre os outros. Seja pontual, responda e-mails, retorne ligações, anote tudo. Use agenda.
• Auto-gerenciamento de carreira: Refere-se à preparação e qualificação profissional. Envolve auto-avaliação de seu desempenho, a busca de diversificação dos seus conhecimentos e de suas áreas de atuação, o que significa ampliar as possibilidades profissionais. Fique atento a todos os feedbacks que recebe. No mundo globalizado, as informações se transformam com uma velocidade incalculável, portanto atualize-se. Faça cursos, leia jornais, mantenha-se informado e aprenda a falar mais de uma língua.
• Networking: É através da rede de relacionamentos profissionais e sociais que você pode obter conhecimentos e informações. Para tanto, é importante que você valorize cada vez mais os seus contatos com as pessoas, pois é através delas que você poderá obter melhores resultados para a sua empregabilidade e também para a sua vida. Geralmente nos fechamos nos grupinhos conhecidos, no entanto, é enriquecedor ter uma ampla rede de relacionamentos, pois as oportunidades podem surgir destes contatos. Participe de eventos, comunidades, cursos, reuniões, congressos e acrescente em sua agenda periodicamente um novo contato.
• Relacionamentos interpessoais: Desenvolva contatos harmoniosos com as pessoas que possam colaborar para o alcance de metas individuais e conjuntas, respeitando as diferenças de cada um. Aperfeiçoe a sua capacidade de comunicação, aprenda a trabalhar em equipe. Use a palavra “nós”. Almeje a sinergia e a troca de conhecimentos, compartilhe.
• Hábitos saudáveis: Tenha hábitos alimentares saudáveis, faça exercícios físicos e busque o equilíbrio emocional. Invista na sua qualidade de vida. Cuide bem de sua vida pessoal como lazer, família e amigos.
• Persuasão: Influenciar e persuadir os demais para alcançar os objetivos propostos é uma habilidade muito poderosa. Alguns têm um inexplicável magnetismo com os outros membros da equipe, para que eles dêem o melhor de si. Mas, para conseguir ganhar mais capacidade de persuasão, há algumas dicas: melhore sua capacidade de comunicação e a maneira de colocar no papel o planejamento das metas; seja coerente em tudo o que diz ou faz, pois é a segurança de sua credibilidade, e assim poderá fazer com que os outros te sigam. Apenas não confunda essa poderosa habilidade de persuadir com a de manipular as pessoas, pois nesse caso essa capacidade deixa de trazer benefícios profissionais para você.
Um profissional deve analisar quais dessas características estão presentes em suas ações e verificar os momentos em que elas se sobressaem. Deve observar e avaliar seu comportamento para desenvolver as habilidades que não estão muito presentes. Tanto profissional quanto empresa terão uma atuação máxima. A melhor empresa para se trabalhar terá essa classificação, pois possuirá os melhores profissionais para se contratar.
As empresas procuram profissionais que agreguem valor. Em um mercado competitivo, elas escolhem os melhores candidatos para fazer parte de sua equipe, aqueles que apresentam competências e habilidades como: qualificação, criatividade, inovação, flexibilidade e capacidade em trabalhar em equipe. A questão não está apenas em conseguir um emprego, mas garantir a empregabilidade, ou seja, ser empregável.
Mais algumas dicas:
• Seja ético e leal;
• Qualifique-se, cuide de sua carreira, aperfeiçoe-se sempre;
• Faça pela empresa ao invés de esperar que ela faça por você;
• Enfrente os desafios, seja pro-ativo;
• Procure solucionar problemas;
• Foco no cliente interno e externo;
• Transparência e credibilidade;
• Busque a realização profissional e não apenas o salário;
• Aprenda a dar e a receber feedback;
• Assuma as suas responsabilidades e falhas;
• Seja flexível, criativo e inovador;
• Favoreça a empatia nos relacionamentos;
• Trabalhe em equipe: sinergia;
• Compartilhe informações e conhecimentos;
• Coloque-se no lugar da outra pessoa;
• Respeite as diferenças;
• Comunique-se;
• Aprenda a ouvir;
Ao procurarmos uma nova colocação, devemos Focalizar nos seguintes itens:
• Realização profissional: Procure fazer o que você gosta, dentro de seu perfil profissional, de suas preferências, de suas competências, habilidades e talentos, mas conheça a realidade e as necessidades do mercado atual. Supere os obstáculos, descubra, desenvolva o seu potencial e caminhe na direção dos seus objetivos.
• Marketing pessoal: É o que você transmite e revela, através da forma como se apresenta, do modo como fala, da sua aparência, do seu comportamento, e principalmente de sua atitude.
• No item aparência utilize o bom senso: Dependendo de sua área de atuação, procure assimilar o modo como as pessoas bem sucedidas daquele ramo de atividade se vestem. Algumas regras gerais: cuidados com higiene, cabelos, unhas, dentes, uso de desodorantes sem cheiro etc. Atenção homens: a barba, os cabelos e o bigode devem estar aparados. As mulheres devem ter cuidado com a pele, unhas e cabelos (se forem compridos, prenda-os), a maquiagem deve ser suave, evitar perfumes fortes, decotes, roupas transparentes, mini saia, acessórios extravagantes (como brincos grandes) ou cores chamativas. Geralmente o vestuário mais indicado é formal e discreto, de cores neutras. Sapatos e meias merecem uma atenção especial.
• Procure construir uma imagem positiva e otimista: observe no seu dia a dia como as pessoas avaliam o modo como você se veste, a sua postura, a forma como se comunica e faça as modificações pertinentes.
• Currículo: É o seu cartão de visitas. Deve ser muito bem elaborado, organizado, objetivo e abrangente, contendo informações verdadeiras e significativas. Apresente-o de preferência em uma só folha, ou no máximo duas, pois desse modo facilita a visualização dos selecionadores.
• Procure valorizar a sua experiência: Dê visibilidade ao seu currículo, busque meios adequados para divulgá-lo como anúncios, sites de empregos, de recolocação ou consultorias de recrutamento e seleção.
• Entrevista: Quando você é chamado para uma entrevista, isso significa que você passou na primeira etapa: a análise do currículo. Então se anime, mas prepare-se, procure ter uma boa noite de sono e alimentar-se adequadamente. Tenha em mente uma visão geral do seu perfil, de suas qualidades, experiências e realizações que poderão ser um diferencial. Pesquise sobre a empresa, entre no site. Seja pontual, ou melhor, chegue 15 minutos antes, se for atrasar, avise e procure ser cordial com todos.
Mantenha a calma ao ser apresentado ao selecionador, olhe nos olhos e evite aperto de mão muito forte ou muito fraco. Cuide da aparência nos aspectos do marketing pessoal, citados anteriormente. Observe a sua postura ao sentar, nem muito tensa e nem muito relaxada, o corpo fala, portanto demonstre interesse e segurança na entrevista. Jamais use gírias, seja objetivo ao responder as perguntas, fale a verdade sobre a sua vida profissional, enfatizando os aspectos positivos de sua experiência, evitando falar mal do antigo empregador ou de ex-colegas. Não masque chicletes, não use óculos escuros e nem fume. Desligue o celular. Seja formal, sem piadas ou gestos exagerados.
Se não der certo, faça uma auto-avaliação, procure aprender com os erros o máximo possível, aperfeiçoando o que puder, qualifique-se e vá em frente em busca de novas oportunidades.
Autor
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PhD em Administração de Empresas pela Flórida Christian University (EUA) PhD em Psicologia Clínica pela Flórida Christian University (EUA) Psicanalista e Diretora de Assessoria Geral da Sociedade de Psicanálise Transcendental. Mestre em Administração de Empresas pela USP. Especialista em Estratégias de Marketing em Turismo e Hotelaria pela USP, MBA em Gestão de Pessoas, MBA em Metodologia e Didática do Ensino Superior e Especialista em Informática Gerencial.
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