A Arte dos Negócios
Uma concorrência mais criativa levará à maior prosperidade dos investidores na empresa, bem como a melhores produtos e serviços a preços mais baixos para os consumidores. Além disso, a melhoria da estratégia competitiva não significará forçosamente que uma empresa arrebatará uma fatia do bolo de outra. A aplicação criativa da estratégia levará, mais provavelmente, a um bolo maior.
Muitas vezes os gerentes se limitam a adotar uma estratégia segura. Eles solucionam problemas estratégicos imitando seus concorrentes e atacando-os em seus pontos fortes. Adotando uma solução óbvia, ninguém irá culpá-lo se não der certo. Porém, a resposta óbvia, nem sempre é a correta.
A situação que deve ser adotada, como estratégia, deve criar é a aplicação de sua força contra o ponto fraco do concorrente. Ela pode ser obtida atacando os vários elos fracos na cadeia de valor do concorrente. Pode optar por atacar os concorrentes mais fracos do seu mercado, em vez dos mais fortes. Ou evitar totalmente seus concorrentes, criando novos mercados ou sendo pioneiro em mercados geográficos emergentes. A chave para o sucesso será saber onde estão as fraquezas e quando lançar o ataque.
Descubra tudo sobre o concorrente, e também, o que ele fará em resposta ao seu ataque.
Por fim, pratique simulações onde for prudente esconder suas intenções. Mantenha os concorrentes no escuro e ignorantes de seus movimentos.
Liderança Baseada na Personalidade
Tornar-se líder, não é tarefa fácil. Exige sacrifícios, temos que estar dispostos a:
1. Desenvolver seu caráter, não apenas sua imagem;
2. Liderar por ações, não apenas por palavras;
3. Compartilhar as vicissitudes dos funcionários, não apenas seus triunfos;
4. Motivar emocionalmente, não apenas materialmente;
5. Atribuir missões claramente definidas a todos, evitando a sobreposição e confusão de missões; e
6. Fazer sua estratégia impelir sua organização e não o contrário.
A Arte dos Negócios
O processo de possuir a arte dos negócios, deriva diretamente de seis princípios, correspondentes entre si:
1. Vença todos sem lutar: priorize seus mercados e, depois, selecione um concorrente nesses mercados no qual concentrar seus esforços;
2. Evite a força, ataque a fraqueza: determine as forças e as fraquezas de um concorrente, bem como compreender as suas próprias. Desenvolva ataques em potencial contra as fraquezas do concorrente;
3. Simulação e previsão: é importante prever como o concorrente poderia alavancar suas forças em um contra-ataque. Ao realizar o ataque ofensivo, examine como poderia surpreende-lo, disfarçando os ataques com lances enganadores;
4. Molde seu oponente: selecione as fraquezas-chave do concorrente, para explorá-las e criar sua estratégia;
5. Velocidade e preparo: determine que fatores são necessários para que o seu ataque obtenha sucesso. Ataque com velocidade e poder de fogo;
6. Liderança: determine quais ataques estão obtendo sucesso e quais estão fracassando. Reforce o sucesso e sufoque o fracasso.
Como um líder e estrategista, você agregará valor integrando os seis princípios para obter o máximo de efeito sinérgico sobre o mercado e a concorrência.
Para integrar eficazmente esses princípios, precisa-se ser criativo e disciplinado, aberto a novas idéias, mas capaz de avaliar logicamente o ambiente e a estratégia, mas com a coragem, vontade e senso de motivar você e sua equipe a implementar essa estratégia com desembaraço.
Autor
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PhD em Administração de Empresas pela Flórida Christian University (EUA) PhD em Psicologia Clínica pela Flórida Christian University (EUA) Psicanalista e Diretora de Assessoria Geral da Sociedade de Psicanálise Transcendental. Mestre em Administração de Empresas pela USP. Especialista em Estratégias de Marketing em Turismo e Hotelaria pela USP, MBA em Gestão de Pessoas, MBA em Metodologia e Didática do Ensino Superior e Especialista em Informática Gerencial.
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