A Eficácia do Gerente Ministrando Treinamentos
Quais São os Conhecimentos Básicos Para Um Gerente Se Tornar Eficaz ao Ministrar Treinamentos à Sua Equipe? Que Tipo de Perguntas Devem Ser Feitas?
Ao treinar sua equipe um Gerente deve se cercar de alguns conhecimentos para que o treinamento dê resultados, pois é sua responsabilidade motivar e entusiasmar na transmissão de conhecimentos, habilidades e atitudes à sua equipe. Sendo assim, ele deverá observar alguns conceitos, tais como:
- · Pontualidade: Agindo como instrutor o Gerente deve cumprir rigorosamente os horários do início, intervalos ou de término das sessões diárias. Isto é importante para a imagem do Instrutor perante sua equipe, pois um atraso inicial cria na mente dos participantes a impressão de desinteresse ou desorganização gerencial.
- · A Preparação: O Gerente deve estar preparado para apresentar cada tópico do treinamento e isso significa pesquisar, ler, estudar manuais, analisar plano de aula; enfim, aumentar seu próprio conhecimento.
- · Apresentação Pessoal: O Gerente é o alvo das atenções durante todo o treinamento e, por causa disso, ele deve ter uma apresentação impecável. Na verdade, sua apresentação pessoal deve ser condizente com a imagem da sua organização, pois ele é analisado pelos participantes durante todo o tempo de treinamento.
- · Interrupções: O Gerente deve tomar as medidas necessárias para a proibição total de interrupções durante as sessões de treinamento. Além de serem fatores prejudiciais à seqüência da apresentação dos temas, as interrupções quebram a linha de raciocínio do instrutor e prejudica seriamente a assimilação dos participantes.
- · O Contato Visual: Para criar uma boa atmosfera o Gerente deve comunicar-se olhando diretamente para os participantes, pois não existe nada pior do que um Instrutor que fala olhando para o chão, para o teto ou para as paredes.
- · Falar em Tom Amigável: Jamais discursar em tom oratório e, em vez disso, o Gerente deve usar um tom de conversa mantendo a atenção pela variação ocasional da modulação (ou entonação) da sua voz e a velocidade de sua fala.
- · Postura Corporal: Deve ser confortável, natural e adequada, evitando ficar curvado, falar sentado, consultar demoradamente suas anotações, falar lendo e apoiar-se excessivamente na mesa.
- · Gesticulação, Posição e Movimentação: Para o Gerente ser ouvido com atenção é necessário que ele fale de forma que todos possam ouvi-lo, principalmente considerando as pessoas sentadas ao fundo da sala. Gestos devem ser usados, quando forem naturais e dosados. Gesticulação afetada, teatral ou forçada, em vez de auxiliar prejudica a apresentação.
Quando o treinamento é realizado em sala plana e sem tablado, o Gerente deve ficar pelo menos a 2 metros de distância da primeira fila de participantes e dispor de mesa própria para seu material de aula, pois isso facilita sua movimentação e evita que os participantes vejam o material a ser apresentado. Além disso, o Gerente deve saber fazer as perguntas certas aos participantes, pois elas despertam interesse, curiosidade e enfocam a atenção da equipe no assunto tratado. Sendo assim, veremos abaixo os quatro (4) tipos de perguntas mais utilizadas pelos Gerentes em treinamento de equipes:
- · Perguntas Gerais: São perguntas dirigidas a toda a equipe, mas podem ser respondidas por qualquer um. Sua principal função é estimular o pensamento e os debates.
- · Perguntas de Revezamento: São perguntas feitas a todos os participantes, para respostas individuais. É uma excelente técnica para envolvê-los e auxiliar a participação das pessoas mais tímidas.
- · Perguntas Diretas ou Específicas: Conforme o próprio nome esse tipo de pergunta é especifica para um participante e somente ele deverá respondê-la.
- · Perguntas Retóricas: Esse tipo se refere a perguntas genéricas dirigidas ao grupo, sem que sejam necessárias respostas. É normalmente usada a fim de estimular a equipe com vistas a conclusões, após debates excessivos sem resultados práticos. Por exemplo: “Nós não desejamos passar o dia todo debatendo esse aspecto do problema, não é verdade?”.
Autor
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Professor, consultor e palestrante. Articulista do Jornal do Commercio (RJ) e co-autor do livro: “Trabalho e Vida Pessoal – 50 Contos Selecionados” (Ed. Qualytimark, Rio de Janeiro, 2001). Treinou – por mais de 20 anos – equipes de Atendentes, Supervisores e Gerentes de Vendas, Marketing e Administração em várias empresas multinacionais de bens de consumo e de serviços. Elaborou o curso de “Gestão Empresarial” e atualmente ministra aulas de Administração, Marketing, Técnicas de Atendimento ao Cliente, Secretariado e Recursos Humanos.
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