A Ferramenta CSCL CLAROLINE
De acordo com Claudio Rossoni (2007), o Claroline é uma ferramenta de Ensino a Distância, que permite ao instrutor interagir de muitas maneiras com os estudantes e vice-versa, além de ser um gerenciador de conteúdo educacional para os instrutores e alunos.
O Claroline encontra-se traduzido em vinte e oito línguas e utilizado por centenas de instituições em todo o mundo. O software foi iniciado na Universidade Católica de Louvain, na Bélgica e liberado de acordo com a licença de fonte aberta. Desde então, uma comunidade de programadores em todo o mundo tem contribuído para o seu desenvolvimento. O download e utilização do Claroline são completamente gratuitos.
O Ambiente do Instrutor
De acordo com o Manual do Software Claroline, nesse sistema o instrutor tem os mesmos privilégios de um Administrador. Para ter acesso ao software como um Administrador do sistema, deve-se utilizar o nome e a senha do Administrador nos seus respectivos campos.
A tela seguinte permite que o instrutor acesse qualquer disciplina e, que inclusive, execute alterações nos dados. Nesta tela há um menu de opções ao instrutor, são elas:
a) Criar site de disciplina: permite criar uma nova disciplina.
b) Admin.: cria uma senha de rede.
c) Modificar meu perfil: permite modificar o perfil do administrador. (Nome, Sobrenome, Nome do usuário, Senha e E-mail).
d) Logout: volta à página anterior para o usuário acessar o sistema com outro nome.
e) Ajuda: ajuda do Claronline.
f) Sugestões: publica sugestões dos usuários (todos os usuários têm acesso).
Ao acessar uma disciplina, o instrutor visualiza uma página que informa a ele a disciplina acessada, o nome do instrutor e fornece informações como:
a) Agenda: ferramenta para o aluno consultar compromissos agendados pelos instrutores.
b) Documentos: documentos dos instrutores para os alunos consultarem
c) Anúncios: ferramenta que permite deixar uma mensagem para todos os usuários que acessarem essa área. Há também a opção de enviar, via e-mail, a mensagem a todos cadastrados na disciplina.
d) Fóruns: recurso que permite debate entre os alunos sobre determinado tema definido pelo instrutor.
e) Grupos: levantamentos de quantos usuários estão cadastrados nas disciplinas com classificações entre administradores, instrutores e alunos. Permite mudar algumas configurações.
f) Usuários: informações mais detalhadas sobre os componentes.
g) Vídeo: áudio ou vídeo para download disponibilizado pelo instrutor.
h) Programa da disciplina: endereço do programa da disciplina.
i) Links: endereços selecionados pelo instrutor relacionados com assuntos da disciplina.
j) Trabalhos de estudantes: trabalhos dos alunos para o instrutor.
k) Exercícios: testes dos instrutores aos alunos.
l) Descrição da disciplina: descrição, do instrutor, para a sua disciplina.
m) Chat: conversação em tempo real entre administrador, aluno e instrutor.
Os passos para o instrutor inserir um documento são:
1º- Acessar a disciplina na qual se quer inserir o documento e escolher a opção documentos.
2º- Criar um diretório para organizar os documentos; para isso é preciso clicar em criar um diretório. Disponibilizar o arquivo clicando em procurar e, depois de localizado o caminho do arquivo, enviar.
3º- Depois de criado o diretório surgem opções para este diretório. A opção invisível permite ocultar esse arquivo para o usuário aluno. A opção comentar adiciona um comentário logo abaixo do nome do diretório. A opção renomear permite renomear o diretório criado. A opção mover permite transportar o diretório ou o documento para dentro de outro diretório ou documento caso exista. A opção apagar exclui o documento ou o diretório e tudo que ele contém.
A seção Anúncios permite ao instrutor deixar recados para os alunos. Há uma opção chamada enviar esse anúncio por e-mail para os estudantes registrados onde a mensagem será enviada para o e-mail de todos os usuários cadastrados na disciplina.
A ferramenta Fóruns permite que haja um debate entre os alunos sobre um assunto determinado pelo instrutor.
Para criar um fórum é preciso clicar em administrador, opção que se encontra dentro da seção Fóruns. Com isso cria-se uma Categoria onde colocam-se os fóruns. Uma categoria sem nenhum fórum não estará visível para o usuário aluno.
Dentro do fórum, os alunos podem deixar suas contribuições e poderão ser divididas em tópicos que eles mesmos podem criar.
O fórum nos permite visualizar quantas vezes foram acessadas determinado tópico, o login de quem está contribuindo, e quantas pessoas responderam para aquele tópico. É uma ferramenta muito útil e dinâmica.
No recurso Usuário o usuário visualiza o nome e e-mail dos seus colegas de disciplina no Ensino à distância. As opções Criar usuário e Inscrever Usuário permitem ao administrador cadastrar um usuário ainda desconhecido no sistema e inscrever um usuário, já criado, em determinada disciplina.
A ferramenta Equitext possibilita a construção de textos em grupo de uma maneira colaborativa utilizando os recursos da internet. Assim, pessoas em tempos e locais diferentes, podem trabalhar em equipe, desenvolvendo textos, projetos, relatórios e outras produções.
O Claroline ainda oferece a ferramenta Estatística que aumenta a produtividade na avaliação do curso, pois permite ao instrutor verificar quando e quanto tempo determinado usuário acessou o sistema.
Para quem utiliza a Ferramenta Moodle, ai esta uma chance de conhecer a Claroline e fazer a comparação.
Autor
-
PhD em Administração de Empresas pela Flórida Christian University (EUA) PhD em Psicologia Clínica pela Flórida Christian University (EUA) Psicanalista e Diretora de Assessoria Geral da Sociedade de Psicanálise Transcendental. Mestre em Administração de Empresas pela USP. Especialista em Estratégias de Marketing em Turismo e Hotelaria pela USP, MBA em Gestão de Pessoas, MBA em Metodologia e Didática do Ensino Superior e Especialista em Informática Gerencial.
Todos os posts