Acompanhamento e Avaliação dos Serviços de Consultoria
Como os serviços de uma consultoria estão sustentados por um projeto, o ideal é que a empresa-cliente acompanhe todas as etapas desse projeto, verificando e analisando todos os seus detalhes, para que mais tarde não haja arrependimentos.
Para tanto é necessário que se faça uma boa contratação, em relação à consultoria, onde:
1. O contrato deve estar claro, descrevendo todas as etapas a serem realizadas;
2. Deve existir uma real interação entre ambos;
3. O executivo da empresa administre o contrato da consultoria;
4. Que o consultor tenha princípios éticos;
5. Ambos devem saber trabalhar com as críticas.
Para uma ideal avaliação e acompanhamento é necessário que a empresa-cliente execute as seguintes sugestões:
1. A empresa-cliente deve administrar a interação entre os diferentes serviços da consultoria: todos os serviços e sistemas existentes devem estar obrigatoriamente interligados.
2. A empresa-cliente deve analisar muito bem todos os pontos, para uma contratação ideal:
3. É necessário que haja uma competente administração de projetos.
4. Os indicadores de avaliação devem ser adequados, conforme as reais necessidades: indicadores de desempenho e de progressos obtidos.
Um dos itens que não pode ser esquecido, seria a elaboração do projeto da consultoria, juntamente com a empresa-cliente, contendo a data do término, se há continuidade ou não, e os resultados desejados.
Analisa-se também, quando havendo outros projetos na organização, deve-se planejar a interação entre todos, para que os resultados finais sejam coerentes e globais.
Acompanhamento e Avaliação dos Serviços de Consultoria
O primeiro ponto seria ambos devem chegar a um comum acordo. O principal para um bom acompanhamento e avaliação é o feedback que deve haver entre ambos, a constante interação dos desejos e resultados que ambos desejam.
O essencial para um consultor é ter o apoio efetivo do cliente, pois, começar um projeto sem esse apoio e envolvimento, dificilmente chegará a bons resultados.
Quando houver um empasse, deve-se estabelecer um diálogo franco, onde sejam colocados todos os prol e contras existentes em cada uma das opiniões, e ambos devem avaliar juntos qual será a melhor decisão a tomar.
Uma dos principais requisitos de um consultor é saber dizer não na hora certa, onde, deve-se ser o mais realista possível para que nenhuma das partes saia prejudicada.
Não é raro o administrador passar a confiar inteiramente na consultoria, principalmente para assuntos técnicos, mas, deve-se lembrar que o serviço da consultoria termina, e que estes laços devem ser desvinculados gradativamente.
A função de controle e avaliação é de responsabilidade do cliente, onde deve-se dirigir as divisões do projeto e suas devidas fases.
Um ponto relevante é o canal de comunicação, ele é o principal instrumento, para que haja uma perfeita integração entre a consultoria e o cliente, onde ambos podem resolver suas questões, dúvidas e possíveis impasses.
Quando os conceitos são claramente definidos, são numerosos os efeitos de eficácia de ambas as funções desempenhadas.
Em caso de haver mais de um serviço de consultoria, é importante que haja a integração entre elas, para que os resultados sejam obtidos.
Se chega à conclusão de que a utilização de uma consultoria pode-se aumentar sua eficiência definindo cuidadosamente suas atribuições, selecionando os membros à luz das funções específicas, fornecendo assessoramento e treinamento, adotando normas para facilitar o trabalho, e designando um administrador de contrato eficiente.
Não constituem as consultorias uma panacéia para os males administrativos, mas podem revelar-se extremamente úteis para determinadas finalidades.
Enfim, este acompanhamento deve ser uma negociação constante, onde ambas as partes deve interagir para que os resultados sejam alcançados.
O ponto relevante da consultoria é a habilidade para envolver o cliente numa diagnose própria e para ajudá-lo a encontrar as soluções que se aplicam a sua situação particular e a seu determinado conjunto de necessidades.
A interação entre a consultoria e a empresa-cliente é fundamental, sem esta interação, não será possível realizar trabalho algum. Ambos necessitam dos conhecimentos e especialidades do outro, quando unidas, podem e devem chegar aos resultados desejados.
Quando contrata-se uma consultoria, espera-se que os problemas sejam resolvidos, mas sem a devida parceria e interação, ninguém chegará a lugar algum e não poderá ser avaliada e acompanhada, nenhuma ação ou fases do projeto, que é o principal motivo da consultoria.
Autor
-
PhD em Administração de Empresas pela Flórida Christian University (EUA) PhD em Psicologia Clínica pela Flórida Christian University (EUA) Psicanalista e Diretora de Assessoria Geral da Sociedade de Psicanálise Transcendental. Mestre em Administração de Empresas pela USP. Especialista em Estratégias de Marketing em Turismo e Hotelaria pela USP, MBA em Gestão de Pessoas, MBA em Metodologia e Didática do Ensino Superior e Especialista em Informática Gerencial.
Todos os posts