Funções Básicas de um Vendedor de Varejo
Funções Básicas de um Vendedor de Varejo
O que um vendedor varejista deve saber para executar bem suas funções? Que valores e capacidades profissionais ele precisa possuir?
Sabemos que nas atuais sociedades de consumo as pessoas são fortemente influenciadas pelo marketing desde quando acordam até ao se deitarem e todas as nossas ações são sugestionadas através da propaganda, da promoção ou da própria venda.
O consumo de sabonete, de creme dental ou mesmo papel higiênico é influenciado por algum tipo de promoção no ponto de venda ou um comercial na TV. O sucesso de uma empresa depende de metas determinadas para satisfazer necessidades dos mercados, com mais eficiência que a concorrência. E o vendedor varejista é a pessoa-chave neste contexto. Dessa forma, podemos destacar algumas funções básicas desse profissional:
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Vender o produto certo ao cliente certo e no tempo certo, utilizando o material promocional apropriado.
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Promover seu produto demonstrando benefícios diferentes da concorrência.
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Praticar sua estratégia de preços demonstrando dados que justifiquem custos, lucros e segurança para o varejista.
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Demonstrar o mecanismo de ação do produto, a fim de aumentar a confiança do cliente;
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Prestar serviços aos seus clientes, orientando-os na venda e auxiliando-os na pós-venda.
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Explorar detalhadamente cada ponto dos seus recursos promocionais.
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Sugerir promoções, merchandising ou campanhas que atinjam os consumidores dos seus produtos na loja varejista visitada.
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Ajudar seus clientes a vender, ajudando-o a demonstrar melhor o produto nos argumentos com os consumidores.
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Analisar o desempenho dos atuais e novos produtos junto ao cliente e checar também o ponto de venda, a fim de verificar se estão sendo atendidos com eficácia.
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Avaliar seu próprio desempenho e propor-se um plano de melhoria da eficácia operacional.
Sendo assim, o vendedor varejista precisará estar ciente dos seus valores e capacidades profissionais, desde sua resistência para enfrentar o sol e a chuva até a arte de persuadir o cliente, passando pelo seu tato, sua eloqüência verbal, sua simpatia e até sua agilidade. É preciso ser polivalente, impermeável aos insultos, às queixas, à indiferença e à desconsideração. O vendedor varejista deverá ser capaz de realizar proezas próprias de um atleta que vence todos os obstáculos. Ser vendedor não é fácil e ser um profissional de vendas, sabendo desempenhar bem seu papel é uma qualidade imposta somente às pessoas de coragem, técnica e espírito de luta.
Autor
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Professor, consultor e palestrante. Articulista do Jornal do Commercio (RJ) e co-autor do livro: “Trabalho e Vida Pessoal – 50 Contos Selecionados” (Ed. Qualytimark, Rio de Janeiro, 2001). Treinou – por mais de 20 anos – equipes de Atendentes, Supervisores e Gerentes de Vendas, Marketing e Administração em várias empresas multinacionais de bens de consumo e de serviços. Elaborou o curso de “Gestão Empresarial” e atualmente ministra aulas de Administração, Marketing, Técnicas de Atendimento ao Cliente, Secretariado e Recursos Humanos.
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