Gerenciamento de Comunicações
Processo pelo qual significados são trocados entre indivíduos através da troca de símbolos de um conjunto compartilhado.
A comunicação foi desenvolvida por necessita de troca de informação por nossa sociedade primitiva. A comunicação pode ser considerada o processo social básico e primário, sendo que ela que torna possível a própria vida em sociedade. A comunicação preside e rege todas as relações humanas. O verbo comunicação vem do latim communicare, que significa participar, fazer, saber, tornar comum, ação de partilhar, de dividir.
FLEURY (1996, p.24) diz que “a comunicação constitui um dos elementos essenciais no processo de criação, transmissão e cristalização do universo simbólico de uma organização”.
Processo comunicativo
Segundo o Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®, 2004, p. 224) Terceira edição, o processo comunicativo é formado sempre por emissor e receptor conforme figura 10-3.
Figura 10-3. Comunicação – Modelo básico
Emissor: É o componente que emite a mensagem.
Codificar: Forma de apresentar os pensamentos e idéias para uma linguagem que seja entendida por outros.
Mensagem: Significa o que é transmitido, dito, escrito ou por outros meios como imagens ou símbolos.
Meio físico: Método e meio usado para encaminhar a mensagem (p. ex., telefone, fax, email, memorandos e instruções normativas).
Ruído: Tudo que interferir com a transmissão e compreensão da mensagem (p.ex., erros de escrita e interpretações, distância ou falta de atenção do receptor, ruídos as distorções em sinais eletrônicos).
Receptor: É o componente que recebe a mensagem e a interpreta.
Decodificar: Traduzir a mensagem recebida em pensamentos e idéias do receptor.
Feedback – Mensagem: Mensagem para confirmar recebimento, entendimento e serve para avaliar o resultado da emissão da mensagem.
Escolha do meio de comunicação: Oral, escrito, formal, informal, síncrono ou assíncrono
Estilo de escrita: Voz ativa ou passiva, vocabulário, estrutura, etc.
Técnicas de apresentação: Linguagem corporal, apoios visuais, etc.
Técnicas de condução de reunião: Agenda, administração de conflitos, etc.
Planejamento das comunicações
Ao elaborar o Planejamento das comunicações, é necessário conhecer e/ou obter informações de todos os envolvidos, suas necessidades de informações e periodicidade. Após isto, deve-se elaborar a relação de informações que devem ser obtidas para suprir a necessidade citada, de onde serão obtidas e como serão processadas.
O planejamento das comunicações visa direcionar estas informações no decorrer do projeto. Este processo é normalmente elaborado nas fases de iniciação e planejamento com o objetivo de identificar quem, quando, como, por que, por quem, o que, e com quem estas informações precisam estar na hora e momento certo.
O documento de saída deste processo é o “Plano de Gerenciamento das comunicações”, cujo objetivo é orientar a comunicação nas fases de execução, monitoramento e controle e encerramento (PMBOK® 2004, p. 225).
Referências
Um Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®) – Terceira edição – Project Management Institute, 2004b
FLEURY, Maria Tereza Leme. Cultura e poder nas organizações. São Paulo: Atlas, 1996.
Sergio Torres, PMP
Mantenedor do Portal Projeto Diário
Email: [email protected]
Diretor e Instrutor do Projeto Diário Treinamentos
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Tel: (11) 5087-8943 / Fax: (11) 5087-8810
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Skype: sergioastorres
certificações: PMP, Prince2, COBIT, ITIL, SQMF, MCT, MCP, MCSA, MCSE e MCTS e MCITP.
Autor
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Especialista em Gerenciamento de Projetos (Pós graduado) pela Universidade SENAC, na qual ministrou treinamentos e palestras no ano de 2008 e 2009. Desde 2008, ministra treinamentos como free-lancer de Gerenciamento de Projetos na Strong/FGV. Em 2010, iniciou-se também na instituição Veris IBTA. Desde janeiro de 2007, é Consultor full-time na PETROBRAS.
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