Gestão com educação e educação com gestão
Gestão com educação e educação com gestão
O homem, todos, um dia, por diversas e variadas razões, resgata valores.
Vemos que respeito, honestidade, solidariedade, cortesia, irmandade estão em baixa.
Resgates o homem faz pela consciência ou como meio de sobrevivência.
Hoje, presos em suas cavernas eletrônicas, se sentem mais seguros, mas também mais solitários.
É verdade que as redes sociais minimizam um pouco o isolamento, mas também caracterizam uma fase.
Em um filme ou vídeo você pode ver a chuva, ouvir sobre o aroma da terra, mas jamais saberá o cheiro do campo molhado. Andar na chuva não é possível apenas conectado à rede, deitado entre as almofadas.
Ler sobre montanhismo e escalar o Himalaia são coisas diferentes.
Falar poeticamente sobre a vida é uma coisa, vivê-la é estar em outra dimensão.
Todos os que saem de suas cavernas, depois de viverem milhares de horas em um mundo virtual, descobrem que deixaram pouco do lado de fora, pois perderam muito enquanto entravam.
O resgate recomeça com o aprendizado.
Aprendizado no qual o homem moderno está resgatando velhos conceitos: Aprender fazendo, com apoio e orientação dos mestres, inserido na dinâmica da tribo.
Só a teoria já não basta. O erro, a lentidão, a dúvida, cobra preços demasiadamente caros.
As escolas de negócios enriquecem os ensinamentos com estudos de casos.
Esse processo em que o mundo acadêmico procura inserir a vida prática empresarial no seu contexto, roga para que este também insira em sua cultura a reflexão teórica.
Em um mundo em constante mutação, com idéias novas e resgates de antigas, muitas lançadas apenas com novas roupagens, não é mais possível tratar questões sob o velho jargão “a teoria na prática é outra”.
Não podemos dividir o mundo em teoria e prática, sem que paguemos um preço pela omissão.
Teoricamente, o besouro não deveria voar e voa.
Em teoria, o pão do pobre sempre cai com a manteiga virada para baixo. Esse acidente não desqualifica a rico.
Teoria é a descrição do conhecimento que permite reflexão, especulação, e se dá por ação de contemplação, exames e observações, com frequência, ligados a prática.
Rompamos essa barreira e potencializemos o enxerto da teoria e prática para que os frutos sejam mais viçosos e saudáveis.
A consultoria prática vem ganhando novos contornos com a prática da consultoria, onde a tônica não é mais criar procedimentos e algemas de aplicação, mas a condução do processo com dinâmica de educação para gestão.
Esse é o único caminho para consolidação do conhecimento, multiplicação da sabedoria e implantação de uma cultura para desenvolvimento de negócios lucrativos.
A dinâmica teoria e prática leva o principiante a aprender fazendo, e o mestre a ensinar aprendendo.
Novas habilidades são criadas e novas teorias estabelecidas.
Temos que nos lembrar sempre que educação abrange os processos de ensinar e aprender.
Teoria e prática conjugadas nos permitem aprender a ensinar, com isso podemos ensinar como aprender.
No processo de educação, a evolução cultural é o instrumento que fará a transposição dos conhecimentos às próximas gerações.
Como novas formas ou resgatando modelos consolidados e valores esquecidos.
Ivan Postigo
Diretor de Gestão Empresarial
www.postigoconsultoria.com.br
Autor dos trabalhos
Livro: Por que não? Técnicas para estruturação de carreira na área de vendas
Free e-book: Prospecção de clientes e de oportunidades de negócios
Autor
-
Economista, contador, pós-graduado em controladoria pela USP. Vivência em empresas nacionais, multinacionais americanas e européia de lingotamento de aço, equipamentos siderúrgicos, retroescavadeiras e tratores agrícolas, lentes e armações de óculos, equipamentos de medição de calor, pilhas alcalinas, vestuários, material esportivo, refrigerantes, ferramentas diamantadas , cerâmicas, bebidas quentes, plásticos reciclados, hotelaria e injeção de plásticos. Executivo nas áreas fabril, administrativa/financeira, marketing e vendas.
Todos os posts