Gestão do Grátis
Estamos vivendo uma nova era em termos de oferta de produtos e serviços gratuitos.
Um dos maiores exemplos vividos é o Google, que oferece inúmeros serviços gratuitos ao consumidor, gerando vantagem competitiva e aumentando substancialmente a cada dia o número de clientes, anunciantes e acessos.
O mais famoso site de busca possui dezenas de ferramentas para os mais diversos fins. São tantas (em torno de 50) que é difícil citar todas.
A maior parte destas ferramentas ou serviços tem a busca como pano de fundo, mas há várias outras para relacionamento e produtividade.
O modelo de receita do Google é baseado nos famosos e poderosos AdWords e AdSense (publicidade). Os serviços oferecidos quase sempre são gratuitos ao usuário.
O apelo para atrair audiência é muito grande e favorece a simbiose entre anunciantes e usuários. Ganha o anunciante ao utilizar um veículo tão acessado, diversificado e abrangente e ganha o usuário por poder usar ferramentas de qualidade e gratuitas.
Alguns produtos e serviços oferecidos gratuitamente:
1. Espaço Virtual em disco com 25 GB (Humyo.com) para você guardar todo tipo de arquivo, proporcionando a economia de que você precise comprar outro Disco Rígido (HD), ou mesmo um computador novo.
2. Ferramenta gratuita (Ad Manager) auxilia os administradores de páginas da internet a inserir publicidade e oferece relatórios sobre a efetividade desses anúncios. O sistema também adapta a publicidade a cada usuário, utilizando informações como a velocidade da conexão ou o idioma que o internauta está usando.
3. Inúmeros softwares Open Source (código aberto e gratuito) para inúmeras aplicações pessoais e empresariais. Sendo de qualidade superior aos softwares com licença paga.
4. É possível conseguir livros eletrônicos de graça na internet, em sites como a Biblioteca Virtual do Estudante de Língua Portuguesa e o Projeto Gutenberg.
5. O Skype faz chamadas gratuitas na internet, até mesmo com vídeo.
6. O Joost possibilita criar uma grade personalizada de televisão via rede mundial.
7. O BrOffice oferece uma alternativa ao Microsoft Office, e pode ser baixado de graça pela internet.
4. Disponibilização de fotos, vídeos, apostilas, aulas, cursos, entretenimento, etc. grátis pela internet.
5. Foi lançado recentemente o Lojas Grátis, serviço gratuito que oferece criação e administração de loja virtual. O serviço ajuda qualquer usuário que pretenda colocar sua loja na web. Nele, o usuário pode cadastrar-se e vender produtos na rede sem custo adicional para criar ou manter seu ambiente virtual.
O portal Lojas Grátis também oferece vantagens para assinantes, como a opção “Turbine sua loja”, para quem deseja uma ajuda para deixar sua página mais profissional.
Na página principal do Lojas Grátis existe uma vitrine, onde são divulgados os produtos dos lojistas, o que permite maior visibilidade aos associados.
6. Cadastramento de currículo e vagas para empregos.
7. Amostras grátis
8. Venda casada, compre dois e leve um grátis.
A internet está se tornando a terra dos produtos e serviços gratuitos. Para isso, os sites adotam um modelo que é comum na mídia tradicional, em que a gratuidade é sustentada pela venda de espaço publicitário. O avanço tecnológico tem aumentado a capacidade das redes de banda larga, ao mesmo tempo em que baixa custos de armazenamento e processamento.
A rede permitiu também que pessoas de todo o mundo colaborassem em projetos coletivos, como a Wikipédia ou o próprio sistema operacional Linux. Também ajudou a tornar mais direta a relação entre artistas e o seu público, que passaram a oferecer sua produção pela rede.
Sites como YouTube, MySpace e WordPress apagam a divisão entre audiência e autores, permitindo a todos se tornarem produtores de conteúdo.
O modelo de venda de assinaturas já não faz mais sentido, ao optar pela venda de anúncios, as empresas de tecnologia miram um mercado muito maior que o de licenças de software. No ano passado, o mercado publicitário brasileiro movimentou R$ 17,44 bilhões, segundo o Projeto Inter-Meios. Foi duas vezes e meia maior que o de software, que ficou em R$ 6,97 bilhões, excluindo serviços (número da Associação Brasileira das Empresas de Software). Apesar de os anúncios na internet ainda representarem uma parcela pequena do total das receitas publicitárias, foram vendidos R$ 361 milhões em anúncios para a internet no País -, esse é o segmento que mais cresce.
Chris Anderson, autor do livro A Cauda Longa, escreveu na edição especial anual da Economist que 2008 será “o ano do gratuito”. Segundo ele, o modelo dominante atualmente na internet é fazer dinheiro com coisas de graça. Uma parte das empresas imita a estratégia da mídia tradicional, de vender audiência para os anunciantes.
Outra parte segue de modelo de amostra grátis: “É tão barato oferecer serviços digitais on-line que não importa se 99% de seus clientes usam a versão grátis de seus serviços, contanto que 1% paguem pela ‘versão premium’. Afinal, 1% de um número grande pode ser também um número grande.”.
Mundialmente, existem 1,2 bilhão de usuários de internet. No Brasil, são 40 milhões. Pode parecer pouco, mas a internet brasileira já é maior do que era a internet mundial em 1996. A internet brasileira incluiu de 6 milhões a 8 milhões de usuários em 2007.
Para encerrarmos, pergunto aos nossos empresários e empresas:
– “O que você tem para oferecer gratuitamente para o seu cliente”?
Se você me responder “NADA”.
Cuidado, sua empresa pode estar correndo o risco de também virar “NADA”
Autor
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PhD em Administração de Empresas pela Flórida Christian University (EUA) PhD em Psicologia Clínica pela Flórida Christian University (EUA) Psicanalista e Diretora de Assessoria Geral da Sociedade de Psicanálise Transcendental. Mestre em Administração de Empresas pela USP. Especialista em Estratégias de Marketing em Turismo e Hotelaria pela USP, MBA em Gestão de Pessoas, MBA em Metodologia e Didática do Ensino Superior e Especialista em Informática Gerencial.
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