Marketing em Grande Estilo
Comumente ouvimos a expressão “jogada de marketing”. Esta expressão nos remete a dois possíveis pensamentos: primeiro – alguma estratégia de marketing de sucesso, ou segundo – alguma falcatrua utiliza por uma empresa para enganar os clientes.
O termo marketing tem sido usado de forma indiscriminada e muitas vezes confundido com propaganda, ou qualquer outro tipo de ação realizada por uma empresa ao anunciar os seus produtos. O fato é que o próprio marketing tem sido objeto de estudo entre os acadêmicos há muito tempo inclusive pela variedade de áreas do conhecimento que o compõem, o que somente dificulta a possibilidade de uma definição única para o assunto. Considerando o marketing como área do conhecimento, este é composto por conceitos de economia, administração, psicologia, sociologia, antropologia entre outros.
Do ponto de vista prático, o marketing consiste em produzir bens e serviços para serem distribuídos aos clientes.
Para o empresário, acredito que a segunda definição seja a que mais interessa – “produzir bens e serviços para serem distribuídos aos clientes”. Produzir bens e serviços tem as suas implicações, primeiramente, identificar por meio de pesquisa as necessidades dos clientes, segundo realizar o cálculo dos custos fixos e variáveis para a composição do preço, incluindo a margem de lucro que a empresa deseja auferir.
Concluída essa duas etapas deve-se questionar qual local é mais apropriado para a distribuição do produto levando-se em consideração as suas características e o tipo de cliente que a empresa irá atender. E finalmente para reforçar os atributos do produto, define-se o tipo de comunicação que será utilizado para informar ao cliente ou consumidor as características principais do produto e principalmente os benefícios que ele oferece. As etapas mencionadas referem-se à gestão dos 4P´s, ou composto de marketing – produto, preço, ponto de distribuição e promoção. Ressalto ainda ao caro leitor, que apenas a gestão do composto de marketing não é marketing. Parece confuso, não é mesmo?…
O marketing além de ser uma área ampla do conhecimento, como já mencionado, envolve uma filosofia que busca colocar toda a estrutura empresarial, inclusive os funcionários, em busca da satisfação do consumidor, o que conceitualmente aumenta a possibilidade de lucro ao tornar o consumidor satisfeito com os produtos que a empresa oferece.
Estabelecer uma margem de atuação para o marketing é impossível. Marketing, se assim posso dizer, é filosofia de negócio que busca melhores desempenhos por meio da satisfação do consumidor. Propaganda, publicidade ou promoção são peças fundamentais para complementar o pensamento de marketing, mas o marketing em grande estilo acontece com cada cliente, no dia-a-dia, no aperto de mão, na cortesia, nas ações éticas e no respeito ao consumidor.
Sucesso,
Autor
-
Bacharel em Administração; Especialista em Administração de Marketing; Pesquisador na área de marketing e estratégias; Professor Universitário – Universidade Nove de Julho – UNINOVE; Leciona disciplinas relacionadas à Administração e Marketing, além de ministrar cursos tratanto destas mesmas áreas do conhecimento. Integrante do Jornal Educação e Negócios – Jornal direcionado aos estudantes do ensino superior;
Todos os posts