Marketing Ético: Um Desafio Organizacional
Compreender as reais necessidades do consumidor é à base de uma relação comercial de “valor”. Respeitá-lo na sua integridade, física, psicológica, financeira e social, torna-se então, fundamental para a empresa que pretende se destacar no mercado competitivo atual.
A palavra de ordem é RESPEITO! Impulsionados por fatores globalizantes e, portanto incrementais como exemplos, a cultura local, costumes, valores individuais e coletivos, fazem com que as empresas se atentem mais detalhadamente para as suas estratégias mercadológicas e organizacionais.
Produtos massificados ou customizados que não forem pautados numa relação de respeito ao consumidor/cidadão, terão os seus dias contados. “É inegável a responsabilidade social das empresas capitalistas ou sem fins lucrativos” (AURELIANO, 2009).
Entender as atividades comerciais como um processo viabilizador de desenvolvimento da sociedade, e conseqüentemente da qualidade de vida dos seus cidadãos, fornecerá pistas para a elaboração de estratégias empresariais mais adequadas as exigências atuais.
Ao dizer que “a educação vem de berço”, pode-se afirmar que a ética é a sua genitora. Preparar os funcionários, ou melhor, orientá-los sobre a importância da conduta ética profissional, no âmbito comercial, resultará numa melhoria contínua da imagem e reputação organizacional. O verdadeiro marketing é aquele filtrado na ética empresarial. Rever os principais e verdadeiros valores que norteiam as nossas vidas e produzir produtos que elevem os consumidores/cidadãos a uma condição melhor de vida, será o diferencial da vez.
Atender as necessidades humanas e sociais (Kotler;Keller, 2006), faz com que os nossos olhos, não se voltem tão somente para a quantidade de casas decimais do lucro por lucro, mas também, para os produtos e serviços que possam melhorar e aumentar os nossos dias de vida!
Um grande abraço, Aristotélico!
Autor
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Bacharel em Administração; Especialista em Administração de Marketing; Pesquisador na área de marketing e estratégias; Professor Universitário – Universidade Nove de Julho – UNINOVE; Leciona disciplinas relacionadas à Administração e Marketing, além de ministrar cursos tratanto destas mesmas áreas do conhecimento. Integrante do Jornal Educação e Negócios – Jornal direcionado aos estudantes do ensino superior;
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