Marketing Pessoal Para Gerentes, Encarregados e Supervisores
Você Tem Muitas Habilidades Técnicas? Você Já Desenvolveu Suas Habilidades Humanas? Veja Como Desenvolvê-las.
É muito comum nas organizações brasileiras alguns funcionários serem promovidos a cargos gerenciais e, imediatamente, incorporarem em suas personalidades certa arrogância no tratamento a seus antigos companheiros de equipe. Isso acontece por diversos motivos, tanto de ordem pessoal quanto cultural e até profissional.
Os motivos de ordem pessoal dizem respeito somente à pessoa promovida, embora isso traga reflexos negativos no relacionamento com a equipe. No âmbito cultural pode-se dizer que, nas sociedades ocidentais, existe grande diferença de status sócio-econômico entre gerentes e subordinados e, de certa forma, isso tem levado pessoas a se considerarem “superiores”.
Porém, cabe-nos analisar aqui apenas o aspecto profissional da prepotência dessas pessoas ao serem promovidas a cargos de chefia. A maior parte da culpa não é da pessoa, mas das empresas que confundem habilidades técnicas com habilidades humanas.
O erro que a maioria das organizações comete é promover um funcionário tecnicamente bom para um cargo de liderança, o qual se exige muito mais habilidades humanas do que técnicas.
Dessa forma muitos colaboradores recém promovidos acreditam que, para exercer o papel de líder, é necessário ostentar atitudes hostis. Ou seja, muitas desses funcionários não desenvolveram habilidades humanas para exercerem cargo de liderança e, por esse motivo, não sabem lidar com pessoas sob o seu comando.
Diante disso, cabe-nos orientá-los para a importância de cultivar a sensibilidade em relação à dignidade e aos valores pessoais. Pois, as organizações vencedoras valorizam o trabalhador da inteligência e não aquele que vai a reboque de imagens fabricadas.
Cabe aqui um alerta a essas pessoas: _ projete uma imagem profissional sustentada pelos exemplos dos seus antigos mentores. Ou seja, responsabilidade, determinação, magnetismo, humildade, naturalidade, competências emocionais e disponibilidade. Serão estes atributos que construirão a marca de um gestor de sucesso.
Portanto, se você é um Gerente, um Encarregado ou um Supervisor recém-promovido que não desenvolveu habilidades humanas para saber lidar com as pessoas na sua empresa, adote as seguintes posturas a partir de agora:
A) Afaste a idéia de ganhar poder no escritório, inclinando-se para trás ou rodando na cadeira quando receber um membro da equipe na sua sala. Adote logo de início uma postura de exemplo e – principalmente – aprenda a ouvir seus colaboradores.
B) Construa uma imagem de credibilidade e profissionalismo recorrendo diariamente ao seu consultor espelho de corpo inteiro, vestindo-se sem exageros para o sucesso e veja a si mesmo profissionalizar-se.
C) Arrume sua área de trabalho e reflita nela a imagem da sua marca pessoal.
D) Coloque diariamente um ar acessível às pessoas e se entregue a atitudes positivas como a escuta ativa e o aconselhamento pessoal aos membros da sua equipe – quando for solicitado.
Autor
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Professor, consultor e palestrante. Articulista do Jornal do Commercio (RJ) e co-autor do livro: “Trabalho e Vida Pessoal – 50 Contos Selecionados” (Ed. Qualytimark, Rio de Janeiro, 2001). Treinou – por mais de 20 anos – equipes de Atendentes, Supervisores e Gerentes de Vendas, Marketing e Administração em várias empresas multinacionais de bens de consumo e de serviços. Elaborou o curso de “Gestão Empresarial” e atualmente ministra aulas de Administração, Marketing, Técnicas de Atendimento ao Cliente, Secretariado e Recursos Humanos.
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