O Profissional de Vendas e Sua Auto-Motivação
O Profissional de Vendas e Sua Auto-Motivação
O que é motivação? Como ela pode ajudar o vendedor nas entrevistas de vendas? Estimular a memória aumenta a motivação? O otimismo motiva as pessoas?
Alguns autores definem motivação como sendo os motivos que levam pessoas a uma ação. Mas, os motivos que levam alguns a uma ação podem ser diferentes dos motivos que levam outra pessoa à mesma ação. Dessa forma, já se sabe que a motivação é algo próprio, íntimo e particular. Ou seja, não existem fórmulas para manter uma pessoa – ou uma equipe – motivada o tempo todo dentro de uma organização.
Por outro lado, outros estudiosos afirmam que um motivo é um processo que dirige e desenvolve um comportamento diante de necessidades ou desejos. E a auto-motivação seria a nossa convicção de atingirmos os objetivos através da luta, da garra e do entusiasmo. É uma ação na qual nos empenhamos por livree espontânea vontade.
Sendo assim, quando um profissional de vendas visita um cliente varejista sem que ele o tenha chamado é necessário gerar um motivo. Isto é, ele precisará levantar as necessidades do cliente em adquirir seu produto através de perguntas (sondagens). E, após descobrir tais necessidades, a motivação consiste em demonstrar os benefícios que seu produto possa oferecer aos consumidores.
Sendo assim, o profissional de vendas deverá converter as necessidades de seus clientes em impulso de compra e encaminhá-lo para o fechamento da venda, fazendo o cliente perceber e reconhecer a urgência desta necessidade. Se o contato for bom e produtivo para ambos, o cliente terá maior facilidade de se recordar de boa imagem do vendedor, o que deve facilitar bastante seus contatos posteriores.
Há uma tendência nas pessoas em só se lembrarem de acontecimentos agradáveis e, por isso mesmo, a motivação também trabalha com a memória das pessoas. Toda pessoatem o desejo de ajudar alguém Para tal, basta que seja provocado e esse desejo se realiza. Diante disso, o vendedor poderá – algumas vezes – chegar a um colega ou ao seu chefe e dizer que está com um problema, precisando de sua ajuda. Isso já predispõe a pessoa a ser útil.
Portanto, o vendedor deve procurar manter contato com pessoas otimistas, alegres e positivas, pois parece existir uma passagem desta força positiva para aqueles que as rodeiam. Com isso, profissional de vendas poderá ter um contato bastante positivo com seus clientes e, quem sabe, até motivá-lo mais facilmente através de todo esse otimismo.
Autor
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Professor, consultor e palestrante. Articulista do Jornal do Commercio (RJ) e co-autor do livro: “Trabalho e Vida Pessoal – 50 Contos Selecionados” (Ed. Qualytimark, Rio de Janeiro, 2001). Treinou – por mais de 20 anos – equipes de Atendentes, Supervisores e Gerentes de Vendas, Marketing e Administração em várias empresas multinacionais de bens de consumo e de serviços. Elaborou o curso de “Gestão Empresarial” e atualmente ministra aulas de Administração, Marketing, Técnicas de Atendimento ao Cliente, Secretariado e Recursos Humanos.
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