Organização empresarial e geração de resultados na prática
Quantas teses você conhece sobre organização empresarial?
Rapidamente você diria: Milhares!
E de organização doméstica?
Poucas pessoas diriam algumas, a maioria diria nenhuma.
Por que não há livros sobre Just-in-time, Kanbam, Qualidade total, Tempos e movimentos e uma variedade de teses para a organização do lar?
Os teóricos ensinaram organização às donas de casa ou estas é que ensinaram os teóricos?
Veja se é necessário dizer à qualquer uma delas:
1) Elimine o que é desnecessário;
2) Mantenha a ordem;
3) Garanta a limpeza do ambiente;
4) Atenção ao asseio;
5) Rigor na disciplina.
Garanto que ocorrerá exatamente o contrário. Cometa algum deslize, não observe alguns desses princípios, e sua atenção será chamada imediatamente.
Esses cinco itens lembram alguma coisa?
Você os segue sem desvios?
Já fiz essa pergunta inúmeras vezes a grupos de trabalho.
Dificilmente todos garantem que não se afastam deles.
Ora, se não atendermos esses princípios básicos como podemos falar em organização?
Não é difícil alguém menos atento dizer: – Basta implantar o 5S!
-O que? -Não ouvi bem?
Ele repete:- 5S!
Ora, esses cinco itens, observados pelas donas de casa, desde o início dos tempos, refletem o que o 5S preconizam.
Você já imaginou implantar o CRM sem que os 5S sejam observados?
Que tal o Just-in-time?
Não, não vamos tão longe!
Fiquemos apenas no controle de caixa e atendimento aos pedidos dos clientes. Já dá para sentir a bagunça?
Organização tem mais a ver com comportamento do que com técnicas.
Técnicas permitem acelerar a geração de resultados, mas estas dependem da ação do homem.
O avanço dos softwares e hardwares permite que o homem, o elo fraco do processo de organização, seja substituído, em muitas tarefas, garantindo dessa forma a execução.
Ao clicar Enter ou Avance, numa rotina de um programa, a operação será executada, situação que nem sempre ocorre com o homem.
Sabe por que os paraquedas agora têm um sistema de disparo automático?
Para que o desorganizado não tenha que puxar a cordinha. Pelo menos ordem e disciplina, dois dos cinco itens acima, estão garantidos.
Sabe por que os consultores prestam um grande trabalho às organizações?
Calejados, simplesmente antes de decidir a técnica a ser aplicada observam o fator mais importante em qualquer processo: As pessoas.
As teses sobre liderança enchem páginas, mas estas não garantem o sucesso de um empreendimento.
Há momentos para liderar e outros para comandar.
Interesses pessoais, políticos e falta de conhecimento podem fazer com que um gestor leve seus liderados à caminhos que não são os desejados.
Como trazer as pessoas novamente ao caminho determinado?
Com comando!
Quando o comandante da tropa grita “atacar” você acha que todos reagem positivamente por que estão sendo liderados?
Pode ter certeza que não.
Uns poucos são liderados, a maioria está sendo comandada.
Não fosse assim boa parte da tropa correria em sentido contrário.
Na faltam histórias de comandantes que queimaram navios e destruíram pontes, deixando apenas um caminho aos seus soldados: Seguir em frente!
Podemos aumentar significativamente o sucesso de um projeto adicionando pessoas que demonstrem:
1) Colaboração;
2) Cooperação;
3) Comprometimento;
4) Atitude;
5) Disciplina;
6) Conhecimento;
7) Comando;
8) Liderança.
Sem esses atributos, qualquer projeto, alicerçado em qualquer técnica, terá poucas chances de sucesso.
Boas sementes dependem de campos férteis para germinar.
Não faltou à União soviética, que esfacelou, discursos sobre planejamento, metas, compromissos, então tomemos, emprestado de Lênin, a frase que mostra a importância da adesão do homem à qualquer empreendimento:
“A morte de uma organização acontece quando os de baixo já não querem e os de cima já não podem”.
Ivan Postigo
Diretor da Postigo Consultoria Comunicação e Gestão
Autor do livro: Por que não? Técnicas para estruturação de carreira na área de vendas
www.postigoconsultoria.com.br
Um país se desenvolve com educação para gestão. Educação gera competência; Competência conduz à excelência administrativa; Excelência administrativa à um futuro melhor.
Autor
-
Economista, contador, pós-graduado em controladoria pela USP. Vivência em empresas nacionais, multinacionais americanas e européia de lingotamento de aço, equipamentos siderúrgicos, retroescavadeiras e tratores agrícolas, lentes e armações de óculos, equipamentos de medição de calor, pilhas alcalinas, vestuários, material esportivo, refrigerantes, ferramentas diamantadas , cerâmicas, bebidas quentes, plásticos reciclados, hotelaria e injeção de plásticos. Executivo nas áreas fabril, administrativa/financeira, marketing e vendas.
Todos os posts