Overdose de realidade em gestão
Você realmente conhece o consumidor de seus produtos?
Seria capaz de desenhar sua pirâmide de necessidades, sem copiar Maslow? Lembra-se quais são?
Maslow estabeleceu um conjunto de cinco necessidades, e as dispos em uma pirâmide, que devem ser satisfeitas da base para o topo:
• necessidades fisiológicas : fome, sede, sono, sexo, abrigo;
• necessidades de segurança: sentir-se seguro dentro de uma casa, emprego estável, plano de saúde e seguro de vida;
• necessidades sociais: amor, afeto, afeição, integrar um grupo;
• necessidades de estima: reconhecimento;
• necessidades de auto-realização: sucesso, tornando-nos aquilo que pretendemos.
Se fizesse uma pesquisa perguntando aos seus clientes qual seria a próxima compra, se tivessem dinheiro, acertaria o resultado?
Se eu lhe dissesse que a maioria responderia que trocaria seus celulares ficaria surpreso? Sim, a troca de celulares figura, prioritariamente, na pirâmide!
Seus clientes estão dispostos a pagar um pouco mais pela qualidade dos produtos ou a diferença de preços já não garante a fidelidade?
Para o gestor, a sua sala é uma cadeia e os muros da empresa uma prisão. Empresa que não surpreende no campo das idéias, poucas chances terá no campo da materialização.
Para surpreender o consumidor é necessário inovar. Para inovar nos deparamos com o paradigma: ser todo dia igual, sendo diferente.
Inovação não tem a ver com tecnologia e processos o tempo todo, mas com o aproveitamento de oportunidades para criar impacto e valor ao consumidor.
O excesso de qualidade de seus produtos que não são percebidos pelo consumidor nada representa.
Quantos botões do controle remoto você não usa? Abriria mão deles por um desconto?
Quantas funções de seu ERP você não usa? Abriria mão delas por um desconto?
Consumidores não querem produtos e serviços, mas solução, então pergunte a você mesmo: quais meus clientes valorizam? Quais gostariam e eu desconheço?
O que a palavra inovação representa para seus colaboradores?
Para você e sua equipe, o que guia os esforços para inovação?
O que faz com que o espírito da inovação irradie na sua organização?
Inovação como conceito de melhoria contínua gera o fanático foco de ser cada dia melhor. Nada é bom suficiente que não permita aperfeiçoamento.
Para muitos é a incessante busca pelo Santo Graal. A perfeição não reside no resultado, mas no incentivo à continuidade.
Essa abordagem pode parecer exagerada, mas é justamente seu efeito prático que leva consumidores a colocar o celular no topo da lista.
É esse contínuo aperfeiçoamento e inovação que o torna diferente, melhor, fácil de usar, mais barato, acrescenta valor e provoca distinção.
Há uma velha anedota sobre inovação:
Um pesquisador quebrava a cabeça para encontrar uma tinta que pudesse ser usada para escrever em um pequeno quadro branco embaixo d’água, quando o avô, sentado no quintal, observando o que fazia, disse: Por que você não usa carvão?
Nossa visão costuma ser ofuscada quando o foco é o produto e não a solução. Por essa razão a história empresarial é repleta de exemplos de produtos que fracassaram, ainda que tecnicamente fossem superiores.
Converse com seus revendedores, ouça os consumidores, reúna formadores de opinião, abra as portas para os críticos, libere seus fãs, promova a overdose de realidade, a droga da insensatez só tem como antídoto a sabedoria, e neste caso é a popular!
Ivan Postigo
Diretor de Gestão Empresarial
www.postigoconsultoria.com.br
Rodrigo Postigo, Editor chefe e apresentador, traz o maravilhoso mundo da engenharia até você na TV FACENS.
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Assista, envie suas dúvidas, participe.
Autor
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Economista, contador, pós-graduado em controladoria pela USP. Vivência em empresas nacionais, multinacionais americanas e européia de lingotamento de aço, equipamentos siderúrgicos, retroescavadeiras e tratores agrícolas, lentes e armações de óculos, equipamentos de medição de calor, pilhas alcalinas, vestuários, material esportivo, refrigerantes, ferramentas diamantadas , cerâmicas, bebidas quentes, plásticos reciclados, hotelaria e injeção de plásticos. Executivo nas áreas fabril, administrativa/financeira, marketing e vendas.
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