Pequenas Dicas para Uma Negociação Eficaz
Pequenas Dicas para Uma Negociação Eficaz
Qual a Importância da Linguagem Corporal Numa Negociação?
Nesses tempos modernos, as negociações entre profissionais e clientes estão se tornando cada vez mais difíceis, pois elas estão sendo conduzidas por especialistas; ou seja, pessoas astutas que fizeram cursos de negociação e se especializaram nisso.
Mas, quando você negocia com honra, conhecimento e compreensão as pessoas reconhecem que não é apenas o que você diz. Na verdade, como você diz é que faz a diferença. Dessa forma, ao negociar com alguém – seu cliente, sua esposa ou seus filhos – a sua Linguagem gestual é de extrema importância. Estudos indicam que a linguagem gestual é 97 % da mensagem do emissor – daí sua importância para os profissionais – e além disso a linguagem corporal também pode comunicar:
- PODER: A intensidade de poder que você acredita ter em uma situação.
- SIMPATIA: Até que ponto você simpatiza com alguém?
- RECEPTIVIDADE: Em que medida você é receptivo a alguém?
Muitas vezes a Linguagem Gestual toma a forma de modulação e entonação da nossa voz e nesse aspecto o profissional que se comunica deve se preocupar com seus gestos, sua proximidade com o interlocutor, suas expressões faciais e o contato visual com a pessoa que está se comunicando. Dessa forma, o profissional de comunicação deve se lembrar das regras básicas da boa comunicação por Linguagem Gestual e, nesse contexto, ele precisa se lembrar do acrônimo “SOFTEN” (Suavisar em inglês):
- Smile (sorriso)
- Open (aberto)
- Forward lean (inclinar-se para frente)
- Touch (toque)
- Eye contact (contato visual)
- Nod (assentir com a cabeça)
Quando o profissional se comunica com eficácia ele se torna um negociador melhor preparado. Dessa forma, seguem abaixo algumas sugestões para uma melhor comunicação, durante a negociação:
- Não transmita irritação, insegurança ou agressividade;
- Mantenha o controle de seus nervos;
- Não seja rude com seu Cliente;
- Seja atencioso, mesmo que a opinião de seu Cliente seja diferente da sua;
- Seja claro, compreensivo e mantenha-se calmo.
Sendo assim, o profissional deve evitar palavras incitadoras de discórdia, a fim de suavizar as negociações. Portanto, as palavras abaixo podem ser evitadas:
- Você
- Mas
- Não dá
- Sempre / Nunca
- Deveria / Teria
Elaborar frases com a palavra “eu”, permite-lhe comunicar suas preferências de modo positivo, levando-o a soluções de vitória. Aperfeiçoando seu método de comunicação verbal e não verbal, você melhorará suas chances de sucesso na negociação. Lembre-se que uma negociação de sucesso exige uma comunicação de sucesso.
Autor
-
Professor, consultor e palestrante. Articulista do Jornal do Commercio (RJ) e co-autor do livro: “Trabalho e Vida Pessoal – 50 Contos Selecionados” (Ed. Qualytimark, Rio de Janeiro, 2001). Treinou – por mais de 20 anos – equipes de Atendentes, Supervisores e Gerentes de Vendas, Marketing e Administração em várias empresas multinacionais de bens de consumo e de serviços. Elaborou o curso de “Gestão Empresarial” e atualmente ministra aulas de Administração, Marketing, Técnicas de Atendimento ao Cliente, Secretariado e Recursos Humanos.
Todos os posts