Principais Diferenças Entre um Profissional de Vendas e um Vendedor
Principais Diferenças Entre um Profissional de Vendas e um Vendedor
Quais São as Principais Diferenças Entre um Profissional de Vendas e um Vendedor? Que características comportamentais o vendedor deve possuir para se tornar um profissional de vendas?
Se você é competente, inteligente, correto e marca sua presença diante dos clientes pode estar certo de que as portas de muitas empresas vão se abrir para você. Mas, para isso seu primeiro passo é a venda da sua própria imagem e a chave para isso é acreditar em você mesmo.
A segurança, o entusiasmo e o otimismo modificam o clima de um ambiente e, demonstrando esses comportamentos, os clientes terão prazer em recebê-lo e suas vendas fluirão com naturalidade. Na verdade, seus clientes precisam comprar primeiro a “sua pessoa” para depois comprarem seus produtos. Dessa forma, é você quem vai abrir o caminho para seus próprios produtos, pois você é um grande gerador de demanda. Através de seus atributos pessoais você poderá ampliar suas fronteiras e personalizar seu trabalho.
O profissional de vendas não pode ser uma pessoa fria que só realiza seu trabalho em função de um salário, pois o cliente também é um ser com múltiplos problemas, dificuldades nos seus negócios e até mesmo algumas irritações domésticas.
Dessa forma o vendedor profissional deverá identificar suas próprias as atitudes, seus pontos de vistas, suas emoções e o porquê das suas decisões porque entre clientes e vendedores deve haver confiança, harmonia e satisfação. Sendo assim, um verdadeiro profissional de vendas deverá fazer seu cliente perceber que não é apenas um vendedor de mercadorias, mas que está interessado em saber como elas chegaram, como e quanto estão sendo lucrativas e o que mais possa fazer pessoalmente pelo seu cliente.
Esta postura marcará profundamente o vendedor, fazendo a diferença entre um profissional de vendas e um vendedor. O profissional de vendas é aquele que se envolve totalmente na luta cotidiana e encontra satisfação ao buscar seus ideais. O vendedor é aquele que falha no propósito de continuar lutando, que negligencia todo um programa pré-estabelecido e acaba perdendo a autoconfiança.
Características do Profissional de Vendas:
- Os recursos para sua vitória são constantemente utilizados.
- Acredita nele próprio e no sucesso.
- Tem conhecimento de suas qualidades e deficiências.
- Constantemente procura melhorar seu desempenho.
- Está sempre alerta à procura de novas oportunidades.
- O fracasso não o abate; ao contrário, ensina.
- O sucesso não é motivo para acomodação e sim motivação para grandes conquistas.
- Não reclama nem espera. É pensador e ágil.
- É compreensivo e não depende de compreensão.
- É honesto consigo e com os outros.
- Vive no presente e planeja o futuro.
- Considera a vida cheia de oportunidades
Características do Vendedor:
- Justifica constantemente seu fracasso.
- Acredita na sorte.
- Não se auto-analisa.
- Sempre espera a situação melhorar.
- Só focaliza problemas e esquece as oportunidades.
- É pessimista; e com isso reforça seu fracasso.
- Aproveita eventual sucesso para reduzir seus esforços.
- Reclama da sorte, deixando de tomar atitudes à espera de dias melhores.
- Precisa e reclama a falta de compreensão para com ele.
- Não procura compreender ninguém.
- Engana a si e aos outros.
- Vive no passado, reclama do presente.
- Considera difícil viver. É um ser problemático
- Considera-se um sofredor.
- Vive deprimido e mal-humorado.
Autor
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Professor, consultor e palestrante. Articulista do Jornal do Commercio (RJ) e co-autor do livro: “Trabalho e Vida Pessoal – 50 Contos Selecionados” (Ed. Qualytimark, Rio de Janeiro, 2001). Treinou – por mais de 20 anos – equipes de Atendentes, Supervisores e Gerentes de Vendas, Marketing e Administração em várias empresas multinacionais de bens de consumo e de serviços. Elaborou o curso de “Gestão Empresarial” e atualmente ministra aulas de Administração, Marketing, Técnicas de Atendimento ao Cliente, Secretariado e Recursos Humanos.
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