Projeto para Construção de Ótimos Websites
Criar sites web é uma nova área de estudo. Ela deriva de disciplinas tão distintas quanto a Engenharia de Software e o Marketing. A seguir enumero alguns princípios de gerenciamento de projetos de sites web que serão úteis a todos.
Perguntas a responder antes de iniciar o projeto do site
Quais são os principais objetivos do seu site? (Informar? Vender? Dar suporte?)
1) Quem é o seu público-alvo primário e secundário? (descreva interesses, necessidades, habilidades)
2) Qual é a capacidade dos usuários? (browser, velocidade de acesso)
O site atrairá diferentes pessoas? Quais? Quais são as suas áreas de interesse?
3) Qual é o principal slogan do site? (a mensagem que melhor descreve seu conteúdo)
4) O conteúdo do site é novo ou já existe em outro formato?
5) Que imagens já existentes estão disponíveis?
6) É necessário obter dados dos clientes? O quê é preciso saber? Porquê?
7) Que novas tecnologias serão utilizadas? Quais e, especificamente, porquê?
8) Que informação do site mudará? Com que freqüência e com que abrangência?
9) Qual é a posição do produto? (compare com os concorrentes)
10) Descreva o produto como se fosse uma pessoa. (sério? estranho? jovem? confiável?)
11) Que áreas do site precisam de atualização? Quem se beneficia com esta atualização?
12) Pontos fortes e fracos do produto. (compare com os concorrentes)
13) Quando o site precisa estar pronto?
14) Quem aprovará o trabalho?
15) Quem hospedará e dará manutenção ao site?
16) O site funcionará durante quanto tempo?
17) Qual o orçamento para o site?
18) Quais são os planos para promover o site? Quem é responsável pela promoção?
As treze armas secretas de quem constrói sites
1) Segmentação do mercado. Saiba qual é o seu público, conheça os desejos de seus clientes e faça deles o seu objetivo.
2) Visão do negócio. Muitos projetistas de sites não sabem quais os objetivos de negócio dos seus clientes. Pense em formas de usar a web de forma eficaz para a empresa.
3) Saber dizer não. Se um cliente não se encaixa nos seus critérios, analise se vale a pena aceitar o trabalho. Como grandes projetos são geralmente melhores que pequenos projetos, é melhor deixar de lado alguns projetos pequenos para concentrar-se em um projeto maior.
4) Termo de compromisso. Este documento declara o compromisso de desenvolver o projeto, dando suas linhas gerais. É fundamental tê-lo mesmo nas primeiras discussões, antes de se chegar a um contrato. Se você está trabalhando sem ter ao menos um termo de compromisso, está indo rápido demais…
5) Site do projeto. Tenha um site web sobre o projeto de cada site que você está construindo, contendo todo tipo de informação útil (objetivos, cronograma, tarefas realizadas, etc). Isto é uma forma eficaz de trabalhar e de se comunicar com o seu cliente. A forma organizada de trabalhar pode até ajudar a conquistar novos clientes.
6) Estratégia. A fase de planejamento estratégico é a mais importante do projeto. Conheça detalhadamente o negócio do seu cliente. Clientes que levam a Internet a sério diferenciam os bons dos maus projetistas pela qualidade de sua estratégia.
7) Perfil do usuário. Saiba tudo sobre o seu usuário: idade, local onde mora, profissão, tipo de família, revistas que lê, tempo que passa na Internet, hobbies, etc. Imagine que você fosse contratatado para construir um site que tem como público-alvo apenas 4 pessoas. Não valeria a pena descobrir, individualmente, o quê fazer para que eles voltassem a visitar seu site? Mesmo que o público-alvo inclua milhões de pessoas, você deve agir da mesma forma…
8) Envolvimento do líder. Em cada projeto, existe uma pessoa na empresa que lhe contratou que funciona como um líder, um ponto focal do cliente. Se esta pessoa está envolvida no projeto, todos são beneficiados. Leve-o a acompanhar todo o processo de desenvolvimento, como se fizesse parte da sua equipe.
9) Comunicação. A maior causa para que os projetos acabem mal está na falta de comunicação ou na má comunicação. A natureza mutante da Internet e a rapidez na liberação de novas versões de browsers podem confundir ou frustar qualquer um. Às vezes, basta um mal entendido em torno de um simples termo técnico. Clientes e projetistas devem conversar pelo menos duas vezes por semana.
10) Tratar clientes individualmente. Cada cliente precisa de atenção e envolvimento pessoais. Se você está recebendo e-mails de mais de cinquenta clientes por dia, está na hora de repensar seu trabalho.
11) Prazo para “fechar” o conteúdo. Se é um projeto grande, insista em não incluir mais nenhum conteúdo nas últimas duas semanas antes do lançamento do site. Mesmo em projetos pequenos, não deve ser menos de uma semana. A única possível exceção são as seções de “novidades” de algumas páginas.
12) Número de projetos. Cada grande projeto deve ter um produtor dedicado, mas muitos estão envolvidos em vários outros projetos. Para isso, o produtor deve ser extremamente organizado. Um bom produtor conseguirá dar conta, no máximo, de dois grandes projetos. Mesmo assim, apenas se os prazos dos dois não forem próximos um do outro.
13 Gerenciamento de conteúdo x Gerenciamento de projetos. Um projetista utilizará uma ferramenta de gerenciamento de projetos para criar o site. O cliente utilizará uma ferramenta de gerenciamento de conteúdo para fazer a atualização diária do site, criando documentos segundo os modelos definidos durante o projeto.
As sete falsas economias nos projetos de sites
1) Nosso site é uma versão na Internet do nosso marketing atual. Podemos usar os mesmos textos e gráficos de nossos folders, anúncios de jornal ou revista.”
2) Se mais pessoas trabalharem no site, ele ficará pronto mais rápido!
3) A web é um lugar onde nós podemos fazer várias experiências para depois ver o que deu certo. Vamos contratar aquele amigo nosso que faz sites nas suas horas vagas.
4) Documentação é uma perda de tempo e esforço.
5) Vamos fazer nós mesmos o projeto do site. Depois contratamos alguém para pegar os nossos rascunhos e transformá-los em paginas web.
6) Vamos pedir propostas de construção do nosso site a alguns projetistas e agências de propaganda. Assim, teremos um monte de boas idéias de graça!
7) Sites web não precisam de manutenção. Vamos até nos divertir fazendo tudo por conta própria.
O cliente tem direito a Cronogramas bem feitos, constando:
1) Comunicação constante.
2) Um contrato por escrito.
3) Notificação imediata em caso de atrasos, problemas e despesas extras.
4) Pagar somente pelo que foi autorizado.
5) Controle de horas, quando está pagando por hora.
6) Ver o projeto durante o desenvolvimento.
7) Tempo de resposta razoável.
8) Precauções relativas a segurança e privacidade.
9) Produtos que funcionam de acordo com o que foi contratado.
10) Direitos autorais sobre o conteúdo do site.
O projetista de sites tem direito a:
1) Saber qual o orçamento do projeto, desde o início
2) Um perfil completo do projeto.
3) Um contrato por escrito.
4) A valorização do seu tempo (atrasos por parte do cliente custam dinheiro).
5) 25-50% do valor orçado como pagamento inicial.
6) Pagamento no prazo combinado.
7) Gerenciar seu próprio processo.
8) Compensar suas falhas.
9) Ser pago por trabalhos de consultoria ou idéias.
10) Ser informados quando estão fora da concorrência por um projeto
11) Direitos autorais sobre as ferramentas criadas para construir o site.
Pontos chaves para fechar um projeto:
1) Tenha um site web informativo que diferencie a sua empresa de projetos de sites web da concorrência.
2) Tenha um panfleto ou folder com informação sobre o seu trabalho e o testemunho de clientes.
3) Seja a pessoa com quem seu cliente queira fazer negócio, sendo profissional e capacitado.
4) Certifique-se de que deseja fazer negócios com seu cliente. É uma via de mão dupla.
5) Aprenda sobre o negócio do seu cliente.
6) Indique clientes anteriores que estão plenamente satisfeitos com o seu trabalho.
7) Não vá abaixo do seu preço mínimo, a não ser que tenha de fazê-lo ou queira fazê-lo.
8) Não entregue uma proposta ou informação específica sobre o seu projeto antes de ter certeza que o cliente está realmente interessado em contratá-lo (e que não está contactando mais de três outras empresas).
9) Faça boas estimativas.
10) Não importa se você gosta ou se o cliente gosta. A única coisa que importa é se o usuário do site vai gostar.
11) Se você está pronto para fechar o negócio, não saia sem um termo de compromisso.
Dez segredos para produzir sites we:b
1) Use uma nomeclatura consistente.
2) Padronize os tamanhos dos gráficos criando uma hierarquia: títulos, subtítulos, gráfico grande, gráfico médio, gráfico pequeno, amostras, etc.
Use o menor número de classes possível.
3) Use uma palette otimizada para as imagens em cada classe. Use sempre a mesma palette para uma determinada classe.
4) Insira comentários nas suas páginas HTML, de forma a dar informações para os projetistas e pessoal responsável pelo conteúdo.
5) Use exatamente os mesmos comandos em páginas diferentes para facilitar futuras buscas e substituições.
6) Em páginas grandes, remova os comentários e elimine saltos de linha na versão final que será publicada no site.
7) Use o máximo de recursos que sua ferramenta oferece e atualize a versão desta ferramenta com freqüência.
8) Faça cópias de segurança do seu site.
9) Verifique como o seu site aparece tanto no Microsoft Internet Explorer quanto no Netscape Navigator. Se possível, teste em todas as versões dos browsers.
10) Teste, teste e depois teste tudo de novo. Tenha sempre uma versão alfa ou beta disponível para que seja possível fazer testes e dar opiniões.
Depois de ter passado por todas as etapas acima e seu site esta validado, com um conteúdo bem estruturado e com o layout agradável, com certeza esse usuário vai voltar ou indicar o site para outras pessoas. A internet ainda segue o mesmo esquema da propaganda. Se é ruim ele vai contar para mais de 10 pessoas falando mal da empresa agora se é bom ele falara para ate 3 pessoas bem do seu site. Então é melhor ganhar a confiança dos usuários aos poucos do que perde de uma só vez.
Autor
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PhD em Administração de Empresas pela Flórida Christian University (EUA) PhD em Psicologia Clínica pela Flórida Christian University (EUA) Psicanalista e Diretora de Assessoria Geral da Sociedade de Psicanálise Transcendental. Mestre em Administração de Empresas pela USP. Especialista em Estratégias de Marketing em Turismo e Hotelaria pela USP, MBA em Gestão de Pessoas, MBA em Metodologia e Didática do Ensino Superior e Especialista em Informática Gerencial.
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