Provando o Valor da Gestão de Riscos
Risk Doctor Briefing
© Outubro 2006, Dr David Hillson PMP FAPM – [email protected]
Prezado Risk Doctor,
A gestão de riscos é considerada pela gerência como uma perda de tempo e dinheiro se nada acontecer. Como os gerentes de projetos podem convencer a gerência e os tomadores de decisão que a gestão de riscos é um bom investimento e necessária, mesmo se nenhum evento ocorrer?
Atenciosamente,
Gerente de Projeto
Prezado Esperançoso Gerente de Projeto,
Você levantou uma questão importante e problemática para os praticantes da gestão de riscos – como nós podemos provar que adicionamos valor? Eu tenho uma resposta dividida em três partes:
1. Primeiramente, em implementações à moda antiga de gestão de risco que enfatiza somente as ameaças, você tem razão ao dizer que a gestão de riscos bem sucedida significa “nada acontece” (ou pelo menos nenhum problema esperado aconteceu). Na linha do Popper’s Falsifiability Principle, nós sabemos que é impossível provar algo que não aconteceu, mesmo embora a ausência de evidência não seja a evidência de ausência. Então não podemos dizer com certeza que investir em gestão de riscos esteja positivamente correlacionado com a falta de problemas. Entretanto, agora temos uma nova visão do risco que inclui oportunidades, bem como ameaças. A gestão de riscos bem sucedida e atual resulta em evitar problemas como antes, mas nós também criamos valor adicional através da maximização e exploração das oportunidades. E é claro que isso pode ser mensurado. Então dessa forma talvez possamos criar um “ROI de Gestão de Riscos” demonstrável e mensurável.
2. Segundo, já que não podemos executar um projeto duas vezes não temos como provar a eficácia da gestão de riscos, nós devemos então aprender com a experiência no decorrer dos tempos. Empresas que monitoraram o desempenho de seus projetos durante anos podem demonstrar que a maturidade em gestão de riscos aumenta, e por isso os projetos são bem sucedidos. O que pode ser medido pode ser melhorado. E nada melhor do que demonstrar o sucesso para chamar a atenção da gerência!
3. Terceiro, a gerência perceberá rapidamente e aceitará o valor da gestão de riscos quando compreender o link de proximidade entre riscos e objetivos. Eles entendem a necessidade de “gastar para economizar”, e buscarão por um ganho da gestão de riscos para garantir o sucesso do projeto e alcançar os objetivos do negócio. Quando eles enxergarem estes benefícios se comprometerão ainda mais.
Espero que as respostas tenham sido adequadas à sua pergunta e que você consiga convencer a sua gerência em investir na gestão de riscos.
Cordialmente,
The Risk Doctor
Traduzido por Marconi Fábio Vieira, PMP
Para dar opiniões sobre este artigo, ou para maiores detalhes como desenvolver uma gestão de riscos eficaz, contate Doctor Risk ([email protected]), ou visite o web site do Doctor Risk (www.risk-doctor.com).
Autor
-
• Certificado PMP (Project Management Professional) desde 2003. • Certificado MVP (Most Valuable Professional) em Project da Microsoft desde Janeiro 2009. • Autor do livro “Gerenciamento de Projetos de Tecnologia da Informação”, 2ª Ed., outubro de 2006 – Editora Campus/Elsevier – Prefácios de Ricardo Viana Vargas e Danúbio Beker Borba. • Atua como consultor na equipe de planejamento de projetos de grande porte, apoiando as áreas de Engenharia Civil, Tubulação, Instrumentação, Elétrica, Mecânica e Processo, envolvendo Projeto Conceitual, Projeto Básico, FEED, Processo de Licitação e Aquisição, Construção e Montagem, Condicionamento, Pré-operação e Partida de unidades de processo na área petroquímica.
Todos os posts