Segmentação de Mercados
Segmentação de Mercados
O Que é Segmentar? Por Que e Como Segmentar os Consumidores?
Ao longo dos anos o termo “Mercado” assumiu inúmeros significados, até porque na Idade Média as pessoas ficavam nas praças onde trocavam produtos e serviços. Atualmente, o Mercado Globalizado proporciona locais específicos para acontecer uma negociação. Mas, para cada segmento, a palavra “mercado” tem um significado especial.
Para os economistas – por exemplo – o mercado é o local onde se encontram a oferta e a demanda. Já para os profissionais de marketing, um mercado é o conjunto de todos os compradores potenciais de um produto ou serviço.
No caso específico do Marketing, as empresas necessitam segmentar os mercados onde atuam a fim de poderem identificar os consumidores para cada um de seus produtos e, para isso, elas recorrem à segmentação.
Segmentação de Mercado.
Consiste em separar os consumidores em grupos de forma que a necessidade a ser atendida tenha características semelhantes para os que pertencem ao mesmo grupo. O objetivo da segmentação de um mercado é desenvolver um “Programa de Marketing” específico para cada tipo de cliente, atendendo assim suas necessidades. E, como é impossível servir as pessoas da mesma forma, é necessário concentrar esforços para maximizar as oportunidades e minimizar a concorrência.
É um tanto difícil saber se relacionar com o público-alvo de um produto (ou serviço), uma vez que esse público pode ser composto por pessoas que se comportam e reagem de formas diferentes, em relação aos estímulos da propaganda. Sendo assim, podemos classificar essas diferenças nas seguintes categorias:
A) Fatores Culturais:
Os fatores culturais exercem forte influência sobre o comportamento dos consumidores, podendo ser subdivididos em cultura e classe social.
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Cultura: é determinante fundamental dos desejos e do comportamento de uma determinada pessoa, pois desde o nascimento, adquirimos valores, percepções, preferências e comportamentos – principalmente do meio ambiente em que vivemos. E, com o passar dos tempos, esses comportamentos vão sendo modelados pela nossa vida escolar, religiosa e pela convivência dos que nos cercam.
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Classe Social: é a divisão homogênea e duradoura da sociedade. De ordem hierárquica, possui membros que compartilham valores, interesses e comportamentos da mesma natureza.
B) Fatores Sociais:
Como os fatores sociais influenciam as decisões de compra dos grupos?
1°) Família: é um grupo primário de influência direta sobre uma pessoa, o qual pode ser classificado como:
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De Orientação: formada pelos pais, que fornecem orientação primária e básica sobre política, religião, sociedade, economia, sentimentos, etc…
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De Procriação: é formada pela esposa e filhos, onde a orientação que o casal dará aos filhos é baseada n’aquela que eles obtiveram acrescentada à sua vivência e a maneira como vêem o mundo que seus filhos vivem.
Uma Campanha de Promocional visa produtos que, tanto o marido quanto à esposa e as crianças possam comprar, embora cada um possua um domínio específico. Há alguns anos por exemplo, o marido tinha certa influência sobre a compra de seguros de vida, de automóveis, sobre a compras e venda de imóveis, etc…. Já as esposas tinham certo domínio sobre a compra de aparelhos domésticos, móveis, alimentação, etc… e, as crianças, exerciam influência sobre a compra de brinquedos, materiais escolares, etc…
Hoje, esses valores estão sendo revistos e, muitas vezes, as crianças são grandes influenciadoras em decisões de compra em alimentos. As mulheres representam uma parcela significativa de compradores de automóveis e os apoios educativos dos brinquedos são decisivos para os adultos, sem contar que muitos homens adoram cozinhar.
2°) Grupos de Referência: possuem influência direta (ou indireta) sobre as pessoas com as quais interagem. Podem ser classificados como “grupos primários” – família, amigos, vizinhos e colegas de trabalho, ou colégio – ou “grupos secundários”, como os religiosos, por exemplo.
OBSERVAÇÃO: Uma pessoa também pode ser influenciada por um grupo do qual não pertença, mas gostaria de atuar – “grupo de aspiração” – como é o caso do adolescente que quer ser artista. Todo “Grupo de Referência” possui líderes de opiniões, os quais influenciam fortemente aqueles do seu grupo e, é por esse motivo, que uma campanha promocional deve atingir principalmente os líderes de opiniões, pois eles influenciarão aqueles que irão comprar.
C) Fatores Pessoais:
Veremos abaixo, os fatores pessoais – idade, ocupação, condição econômica, estilo de vida e personalidade – que também influenciam no comportamento do consumidor:
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Idade: Tudo o que consumimos está relacionado à nossa idade; seja a nossa alimentação, as nossas roupas, o lazer e até mesmo os lugares que freqüentamos. Sendo assim, ao nascermos, usamos roupas e nos alimentamos com produtos indicados para bebês.
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Ocupação: O consumo de uma pessoa está diretamente relacionado à sua posição. Dessa forma, um operário usará roupas e sapatos diferentes de um executivo e, dificilmente, eles gostariam de freqüentar os mesmos lugares.
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Condição Econômica: Antes de efetuar a compra o consumidor avalia a sua renda disponível para tal, avalia sua poupança, suas dívidas e as condições de crédito que possui.
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Estilo de Vida: O Estilo de Vida de uma pessoa é de extrema importância para o estudo do comportamento do público-alvo. Normalmente, os padrões que foram estabelecidos anteriormente proporcionam forte base na determinação do público-alvo. Porém, eles não são definitivos porque existe um fator importante, o qual se denomina “estilo de vida”.
Portanto, pode-se dizer que “Estilo de Vida” é o conjunto de padrões que define como as pessoas vivem, gastam seu tempo ou seu dinheiro. Imagine dois homens casados, da mesma faixa etária, com o mesmo grau de instrução, com a mesma classificação sócio-econômica e que moram no mesmo edifício.
É possível afirmar que esses homens tenham Estilos de Vida diferentes, pois o primeiro pode gostar de ler, assistir programas culturais, viajar para lugares pouco agitados, usar roupas conservadoras, etc…. Sua esposa pode ser uma mulher que se dedica somente aos filhos e ao bem estar do seu lar; os filhos do casal podem estudar em colégios conservadores, praticar esportes ou estudar algum instrumento musical.
No entanto, o segundo homem pode gostar de cinema, lugares agitados, dançar, usar roupas esportivas, etc… Sua esposa pode ser uma mulher moderna e vaidosa, empresária e que escolhe as refeições de sua casa de acordo com o valor nutritivo dos alimentos. Os filhos desse casal podem estudar em colégios modernos e praticar os esportes que gostam.
D) Fatores Psicológicos:
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Motivação: Todas as pessoas possuem necessidades fisiológicas (fome, sede, conforto, etc) e necessidades psicológicas (reconhecimento, estima, etc). Portanto, pode-se dizer que a Motivação é o impulso que leva uma pessoa a agir com o intuito de satisfazer uma determinada necessidade.
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Percepção: É a forma como uma pessoa seleciona, organiza e interpreta as informações, a fim de criar um quadro significativo do mundo. Dessa forma, pode-se dizer que cada pessoa possui uma percepção diferente e que ela não depende apenas do estímulo físico – que flui através dos 5 sentidos (visão, audição, olfato, tato e paladar) –, mas depende também do estímulo em relação ao meio ambiente e das condições internas de cada pessoa.
Autor
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Professor, consultor e palestrante. Articulista do Jornal do Commercio (RJ) e co-autor do livro: “Trabalho e Vida Pessoal – 50 Contos Selecionados” (Ed. Qualytimark, Rio de Janeiro, 2001). Treinou – por mais de 20 anos – equipes de Atendentes, Supervisores e Gerentes de Vendas, Marketing e Administração em várias empresas multinacionais de bens de consumo e de serviços. Elaborou o curso de “Gestão Empresarial” e atualmente ministra aulas de Administração, Marketing, Técnicas de Atendimento ao Cliente, Secretariado e Recursos Humanos.
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