Técnicas de Promoção de Vendas
Técnicas de Promoção de Vendas
A Promoção de Vendas é um Acontecimento Capaz de Despertar a Atenção de Consumidores nos Pontos de Vendas? Que Premissas Devem Ser Consideradas Para Uma Boa Exposição de Produtos? Uma Boa Exposição Será Capaz de Atrair o Consumidor e Levá-lo a Compra?
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Nos últimos anos temos observado que o setor de promoção de vendas nas empresas brasileiras vem experimentando um expressivo crescimento, catalisando para si muitas verbas que antes eram destinadas à outras atividades. Observamos também que muitas promoções não tiveram sucesso porque não se preocupavam com a realidade sócio-econômica do seu público-alvo ou não consideravam as características regionais decisivas desse público. Podemos citar algumas ações promocionais muito freqüentes como:
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Brindes
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Ofertas;
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Brindes anexos aos produtos
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Sorteios
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Amostras Grátis
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Degustações
Porém, a Promoção de Vendas não é o único remédio para aumento das vendas de todos os produtos de consumo, pois se a promoção não for bem planejada, executada e controlada pode ser apenas um grande desperdício de dinheiro. Daí podemos entender a importância de uma decisão nessa área e o significado da ação no ponto de vendas para o bom uso desses recursos na obtenção de resultados.
A Promoção de Vendas pode despertar o interesse do consumidor para determinados produtos, embora também existam outras ferramentas de marketing com essa finalidade. Dessa forma, pode-se afirmar que a Promoção de Vendas é uma boa ferramenta utilizada para aumentar as vendas e não especificamente para vender.
Pois, promover ou aumentar as vendas está diretamente ligado a nossa capacidade de motivar as pessoas. E nesse contexto fica é fácil perceber a relevância de uma boa interação entre o promotor de vendas e os varejistas visitados por ele.
Por isso, o promotor de vendas deve tentar descobrir os desejos e as necessidades de seus clientes, bem como em que medida seus recursos estão adequadas à satisfação desses desejos. Portanto, o campo de atuação da Promoção de Vendas é quase tão vasto quanto o número de desejos e necessidades que se possa identificar nos varejistas e nos consumidores. Dessa forma, existem algumas técnicas de exposição que devem ser consideradas, tais como:
· Imagem da Marca: nenhuma Promoção de Vendas deve se desvincular do curso, da linguagem e dos padrões para a marca e seu público-alvo.
· Chamar a atenção e ser aceito: nesse caso o nome do jogo é “ganhar ou ganhar”. Não se pode dar a chance para uma rejeição. Tudo deve ser planejado e executado para dar certo – vender mais, expor mais, consolidar a imagem da marca, agir com economia e eficiência.
· Simplicidade: isso não é fácil, mas para que a Promoção de Vendas tenha sucesso ela deve ser simples, clara e objetiva. Na etapa da venda da Promoção, a informação de seus benefícios e vantagens é muito mais importante do que o produto em si.
· Emoção + Razão: atacar os dois centros decisórios com argumentos consistentes.
· Criatividade: não se deve checar com a simplicidade, mas a Promoção de Vendas deve ser especial, exclusiva e sempre que possível, inédita.
· Credibilidade: a Promoção de Vendas deve ser inquestionável, tanto na sua comunicação quanto na sua realização. Nada pode ficar vago, omisso ou improvisado.
· Limites: é importante saber enxergar o próprio limite da Promoção. Como dissemos anteriormente, ela não é um santo remédio para todos os problemas de vendas.
· A melhor opção: a Promoção de Vendas trata diretamente com os desejos e necessidades das pessoas e, por isso mesmo, para ser bem sucedida ela deve ser importante no momento e no local escolhidos.
· Uma equipe: nenhuma idéia brilhante pode se transformar numa grande Promoção se não houver o envolvimento daqueles que o apoiarão no atingimento de um objetivo.
· Um acontecimento: a Promoção de Vendas deve ter a cara de sua marca, da sua personalidade, da sua empresa e da sua equipe. Não pode ser apenas promover melhores resultados à sua própria vida.
· Resultado: é de suma importância pensar e medir o efeito esperado e o custo projetado.
Autor
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Professor, consultor e palestrante. Articulista do Jornal do Commercio (RJ) e co-autor do livro: “Trabalho e Vida Pessoal – 50 Contos Selecionados” (Ed. Qualytimark, Rio de Janeiro, 2001). Treinou – por mais de 20 anos – equipes de Atendentes, Supervisores e Gerentes de Vendas, Marketing e Administração em várias empresas multinacionais de bens de consumo e de serviços. Elaborou o curso de “Gestão Empresarial” e atualmente ministra aulas de Administração, Marketing, Técnicas de Atendimento ao Cliente, Secretariado e Recursos Humanos.
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