Uma Excelente Oportunidade de Negócio: A Sociedade Envelhecida
Características
Idosos: com 65 anos ou mais.
Sociedade envelhecida – 21% da população total são idosos.
Tendência de envelhecimento
• 2002 – 23,63milhões – 18,5%
• 2025 (projeções) – 28,7%
• 2050 (projeções) – 35,7%
Tendências de Consumo dos idosos
• Experiência na seleção de produtos: Compra o que necessita e agrada.
• Produtos menos superficiais e mais autênticos.
• Produtos que podem convergir em felicidade.
Oportunidade de negócios: É oferecer produtos e serviços para propiciar o bem-estar ou aliviar as inquietudes e angústias deste nicho de mercado.
O Mercado Emergente de Idosos
• Mercado de surpresas (emoção).
• Mercado de reabilitação (recuperação).
• Mercado de renascença (nostalgia).
• Mercado de diversão (agradável).
A Imagem dos “novos” idosos
Idosos atuais são diferentes dos idosos tradicionais. Pensam e comportam-se diferente. Concepção de valores também mudou. Ao responderem a uma pesquisa, 94,4 % dos idosos responderam que não querem nem tampouco necessitam de ajuda financeira dos filhos e que 66,9 % não pensam ser necessário deixar herança para filhos e netos. Ou seja, esses novos idosos têm dinheiro e tempo. Também podemos observar que na faixa etária de 65 a 74 anos a disponibilidade anual de dinheiro média por pessoa é de 3,17 milhões de ienes (aprox. US$ 30 mil/ano). E a disponibilidade de tempo diária média por pessoa é de 5 horas. A partir dos 75 anos, a disponibilidade de dinheiro decresce enquanto a disponibilidade de tempo segue aumentando.
Dez características dos “novos” idosos
1) Dão prioridade à vida particular, antes prioridade era o trabalho.
2) Têm estilo de vida de jovens.
3) Estilo de vida é qualidade mais importante que títulos, classe social ou hierarquias.
4) Gostam de estar elegantes não se importam em pagar mais por um produto que valha a pena.
5) Imaginam-se e aparentam ser mais jovens do que na realidade são.
6) São sempre atuantes.
7) Comportam-se de acordo com suas próprias motivações.
8) Se apegam às suas próprias concepções de valor.
9) São sociáveis.
10) São pessoas admiradas pelos mais jovens, que se imaginam como elas quando envelhecerem.
O idoso moderno tem seu comportamento profundamente modificado em função do progresso e das constantes e rápidas inovações tecnológicas ocorridas. As três mercadorias mais demandadas pelos idosos são respectivamente computadores pessoais, telefones celulares e viagens. Em 2000 os usuários de computadores pessoais entre 50 e 64 anos eram 32,6% e em 2002 passou a 42,7% e lógico que este número dobrou em 2007.
No caso dos telefones celulares, em 2000 os usuários entre 50 e 64 anos eram 42,2% e 2002 passaram a 56,5%. Portanto, a utilização desses produtos entre os idosos é um fenômeno comum, inimaginável 10 anos atrás. O interesse principal dos idosos é a comunicação com família, amigos, grupos, etc… Não se sentirem isolados. Por isso há demanda por essas três mercadorias.
Outra característica do idoso é o fato de se conhecer melhor e possuir experiência na seleção de produtos. Só compra o que necessita, o que o agrada, produtos menos superficiais, mais autênticos. A expressão chave para esse mercado é “convergência em felicidade”, ou seja, compra-se aquilo que pode convergir em momentos de felicidade. Os idosos são pessoas que estão buscando a felicidade autêntica.
Em Quais Segmentos os Idosos Gastam Mais?
1) Viagens: há uma grande variedade de produtos e serviços relacionados a esse segmento, tais como: câmaras de fotografia, filmagem, roupas (por exemplo para uma viagem a local com clima diferente), cosméticos, alimentação, etc…
2) Saúde: para os idosos, a primeira preocupação é a saúde. Dão mais importância para a qualidade, querem dietas mais saudáveis e medicamentos para dores, diabetes, pressão alta; realizam caminhadas, e praticam esportes para se manterem saudáveis.
3) Entretenimento: visitam museus, assistem a concertos de música, óperas, filmes. Também podem se enquadrar nesse segmento por exemplo, o consumo de home-theatres para assistirem aos espetáculos em casa comodamente.
4) Gastos com as relações humanas: Como têm mais tempo livre, dão mais importância ao estreitamento de suas relações (cônjuges, amigos, vizinhos, etc…) e para tal aumentam seus gastos com comunicação.
O mercado emergente de idosos:
Há dois caminhos em que se encontram oportunidades de negócios. Um deles é o dos produtos e serviços para propiciar ou aumentar o bem estar. O outro é eliminar ou aliviar as inquietudes, angústias, dor.
Para satisfazer essas demandas há dois possibilidades. A primeira é a de oferecer experiências inéditas. A segunda é oferecer experiências já realizadas com sucesso no passado. No caso dos jovens a maior parte será pelas novas experiências, inéditas. Já no caso dos idosos, tanto os produtos e serviços novos quanto os já existentes ou que existiram são possibilidades plausíveis para expansão de mercado. Assim teremos uma matriz com quatro possibilidades, a partir de dois eixos. O mercado de novas experiências divide-se então em mercado de propiciar e aumentar o bem estar (surpresas, emoção) e mercado de eliminar e aliviar inquietudes (diversão). O mercado de experiências já realizadas por sua vez também se divide em mercado de propiciar e aumentar bem estar (renascimento, repetição, re-lançamentos) e mercado de aliviar inquietudes (reabilitação).
Dez principais setores de consumo
1) Vestuário. Podemos definir, pela análise do tópico anterior, como mercado de experiências já realizadas e de propiciar bem estar (renascimento). Por exemplo, a mãe ao notar que determinada roupa que já foi moda tempos atrás é novamente moda, sente mais simpatia pelo fato dela e a filha usarem o mesmo tipo de roupa. Igualmente para pai e filho. A repetição de moda, portanto, nos conduz a uma estratégia baseada no arcaísmo. O design dos produtos também deve ser universal, ou seja, produtos para serem usados pela maior extensão possível de pessoas sem a necessidade de adaptações ou designs especiais. Também há o mercado de vestuário para as pessoas idosas que praticam esportes, caminhadas, etc.
2) Alimentos: há o crescimento do consumo dos produtos relacionados com a saúde. Produtos orgânicos, de baixa caloria, baixo colesterol, etc. Classificamos como o mercado de alívio das inquietudes. Resgatar experiências antigas, como por exemplo voltar a consumir bebidas a base de lacto-bacilos para regular o intestino (exatamente como fazia quando era criança) caracteriza o mercado de re-habilitação. O outro segmento está relacionado com as viagens, experimentar comidas típicas do lugar que se está visitando. Por exemplo, ao visitar a China, experimentar a dieta do antigo imperador chinês. Classificamos como mercado de novas experiências de proporcionar bem estar (emoção).
3) Casas: Por causa do envelhecimento da população, há menos jovens e há um excesso de moradias. A demanda é para reformas, sobretudo para adaptar as casas para os idosos. Por exemplo, se há escadas que dificultam o acesso do idoso em cadeira de rodas, são substituídas por rampas. Outro exemplo de demanda que advém da disponibilidade de tempo é o hobby da jardinagem na casa. Os idosos têm costume de viajar para locais de banho em águas termais. Se puderem, gostariam de reproduzir em suas casas o ambiente do banho termal, com vista para a natureza, o seu próprio jardim.
4) Viagens: Eles têm tempo e dinheiro. Assim, por exemplo, podem viajar em períodos de baixa temporada, evitando as épocas de pico.
5) Aprendizagem: Antigamente, centros culturais e oficinas de aprendizados diversos eram freqüentados basicamente por donas-de-casa. Atualmente, os idosos em geral têm mais ânimo para aprender. Universidades estão oferecendo cursos especiais voltados para atender essas demandas. Os idosos estão aprendendo onde estudaram na juventude. É o mercado do renascimento. Esse mercado é importante para as universidades também, pois os alunos jovens estão diminuindo. Outros cursos bastante procurados são os de treinamento e empostação de voz, canto, e expressão corporal. É o mercado de aliviar inquietudes.
6) Automóveis: Os “novos” idosos são a 1ª geração da era motorizada, muito acostumados a utilizar carros. Quando seus filhos se tornam independentes e não há mais os gastos com os filhos, trocam seus carros. Selecionam por critérios, tais como ecologia (carros que poluem menos), economia (carros compactos), esportes (carros esportivos). Os maiores compradores, por exemplo, de motocicletas de 1000 cc ou mais são idosos, pois talvez quando jovens desejavam, mais pais não tinham condições ou achavam perigoso. Agora eles têm tempo e dinheiro.
Também vão para as auto-escolas para aprender a dirigir motocicletas corretamente (aprendizagem). Em caso de bicicletas, também há incremento da demanda, mas não por bicicletas tradicionais e sim por aquelas com alguma agregação de valor, como por exemplo um motor, ou aquelas com rodas pequenas e dobráveis que podem ser transportadas no porta-malas do veículo em viagens.
7) Informação: o uso da internet, sobretudo correio eletrônico está trazendo nova experiência (surpresa) e ao mesmo tempo bem estar aos idosos. Também utilizam a internet para buscar hotéis, hospitais, e outras pessoas que tenham o mesmo problema (diversão). Esse mercado segue crescendo, pois estão chegando produtos novos, como celulares que podem ser conectados à internet ou celulares com câmeras, que podem enviar imagens. Para o futuro, haverá demanda para softwares capazes de criar ambientes virtuais para os idosos que já não mais podem sair de casa ou da cama, reproduzindo ambientes, estações do ano, locais aprazíveis, viagens, etc..
8) Saúde: Mercado relacionado com a saúde é infinito. Universidades e empresas estão investindo em ciências (por exemplo, regeneração celular, desenvolvimento de equipamentos para análises, diagnósticos) e técnicas (por exemplo, novas cirurgias que até então não eram possíveis), desenvolvimento de novos medicamentos, livros para descansar os olhos, músicas e sons capazes de aliviar o stress auditivo, terapias aromáticas, etc…
9) Bem-estar: A demanda é para equipamentos e produtos para pessoas deficientes e para pessoas muito idosas, que necessitam de cuidados especiais. Há também a oferta, normalmente via internet, de encontros voltados para os trabalhos voluntários dos idosos que oferecem suas habilidades e serviços a outros mais idosos que os necessitam. Por exemplo, uma senhora que cozinha para um vizinho que já não mais consegue cozinhar
10) Paz, sossego e afeição: o que mais demandam os idosos atuais é tranqüilidade espiritual. Tudo o que proporcionar essa tranqüilidade espiritual poder ser objeto de consumo. Podemos incluir nesse segmento o mercado de livros. Os jovens lêem menos e os idosos lêem mais. Relêem os idosos os livros que leram na juventude (mercado de renascimento) e lêem novos livros (mercado de surpresa) pois têm tempo disponível. Outro integrante é o segmento dos animais domésticos de estimação (pets). Atualmente existem 10 milhões de cães e sete milhões de gatos no Japão, totalizando 17 milhões de animais.
O número de filhos está reduzindo, porém os animais para acariciar está aumentando. Esse mercado dá diversão e alivia o stress.
O uso da internet, sobretudo correio eletrônico está trazendo nova experiência (surpresa) e ao mesmo tempo bem estar aos idosos. Também utilizam a internet para buscar hotéis, hospitais, e outras pessoas que tenham o mesmo problema (diversão). Esse mercado segue crescendo, pois estão chegando produtos novos, como celulares que podem ser conectados à internet ou celulares com câmeras, que podem enviar imagens. Para o futuro, haverá demanda para softwares capazes de criar ambientes virtuais para os idosos que já não mais podem sair de casa ou da cama, reproduzindo ambientes, estações do ano, locais aprazíveis, viagens, etc..
Que tal uma idéia para você iniciar um excelente negócio neste mercado tão promissor?
Autor
-
PhD em Administração de Empresas pela Flórida Christian University (EUA) PhD em Psicologia Clínica pela Flórida Christian University (EUA) Psicanalista e Diretora de Assessoria Geral da Sociedade de Psicanálise Transcendental. Mestre em Administração de Empresas pela USP. Especialista em Estratégias de Marketing em Turismo e Hotelaria pela USP, MBA em Gestão de Pessoas, MBA em Metodologia e Didática do Ensino Superior e Especialista em Informática Gerencial.
Todos os posts