Você é um líder de aprendizagem?
Para saber, comece respondendo às seguintes indagações:
• Você tem se renovado?
• Você está sintonizado com novas formas de administrar?
• Ao se deparar com um novo ambiente, lhe ocorre uma abordagem diferente?
Esses questionamentos servirão de combustível para a nossa reflexão.
Gestores habilidosos são experts em comportamentos de aprendizagem, a saber:
• Se sentem motivados pela oportunidade de aprendizagem e expansão do seu negócio;
• Enxergam além do óbvio, visualizando a organização de forma sistêmica;
• São flexíveis, criativos e encaram proativamente seus erros;
• Desenvolvem relacionamentos sinérgicos, trata de forma prioritária a integração interpessoal, tem senso aguçado de humanidade.
O desenvolvimento de uma agenda de aprendizagem pressupõe o conhecimento dos processos-chaves que capacitem as organizações a fazerem a diferença e se tornarem mais inteligentes.
Diferencial da Empresa com um líder de aprendizagem:
• Liderança Participativa
• Comunicação socializada em todos os níveis
• Processo de Tomada de Decisão Consensual
A cultura da aprendizagem exige as seguintes qualidades:
• Abertura a experiências novas;
• Aceitação de riscos;
• Aceitação dos erros e disposição de aprendizagem.
Dessa forma, os líderes da aprendizagem potencializam seus recursos humanos, criando um clima de confiabilidade que assegure o reexame das premissas e do seu sistema de crenças, com o objetivo de promover o pensamento sistêmico, dando espaço à criatividade e influenciando positivamente no mundo dos negócios no sentido de potencializar a eficácia pessoal e, consequentemente, a empatia junto ao público interno e externo.
Portanto, as empresas inteligentes com líderes de aprendizagem antes de mais nada, estão invariavelmente interessadas em reavaliar sua cultura organizacional e o ambiente no qual atuam, desaprendendo práticas inúteis ao cenário atual, abrindo possibilidades para idéias inovadoras que sejam capazes de trazer resultados coerentes com as demandas atuais.
Uma organização que aprende tem as seguintes características:
a) Filosofia do aprendizado: toda e qualquer experiência é uma oportunidade para aprimorar seus métodos de trabalho, sua performance
b) Gestores do aprendizado: modelam a aprendizagem, encorajam a experimentação e promovem diálogos construtivos
c) Colaboradores do aprendizado: buscam a informação, promovem a integração
d) Clientes da empresa da aprendizagem: participam de diálogos abertos e dos processos de ensino/aprendizagem. Procuram a empresa para darem suas opiniões e participam juntamente com ela do crescimento e melhoria contínua.
e) Mudanças do aprendizado: inovação e criatividade, criando um ambiente competitivo e diferencial
O ambiente empresarial atual está sujeito a previsões das oscilações e tendências de mercado, exige respostas ágeis às necessidades dos clientes e o conhecimento das manobras da concorrência, pressupondo ser imprescindível velocidade cada vez maior nas suas ações. Sabemos, entretanto, que a estratégia de uma empresa inteligente e promotora do aprendizado está muito mais centrada na dinâmica dos seus processos de trabalho e na ideologia estratégica da cúpula diretiva, do que na estrutura dos seus produtos, mercados e sistemas de planejamento.
Dessa forma, a estratégia deve ser dinâmica, desafiando e redefinindo o seu contexto e motivando seus colaboradores a agirem criativamente em busca de objetivos e metas ambiciosos.
Toda empresa deve:
• Desenvolver uma intenção estratégica de aprender e alavancar processos-chaves, gerando uma vantagem competitiva sustentável;
• Ser comprometido com a experimentação contínua;
E o fator mais importante: “Ser capaz de aprender com os sucessos e fracassos”.
Autor
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PhD em Administração de Empresas pela Flórida Christian University (EUA) PhD em Psicologia Clínica pela Flórida Christian University (EUA) Psicanalista e Diretora de Assessoria Geral da Sociedade de Psicanálise Transcendental. Mestre em Administração de Empresas pela USP. Especialista em Estratégias de Marketing em Turismo e Hotelaria pela USP, MBA em Gestão de Pessoas, MBA em Metodologia e Didática do Ensino Superior e Especialista em Informática Gerencial.
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